Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Bloomberg descobre "sobrevivente da tempestade BES"

Isabel Vaz (na imagem, à direita) é responsável pela Luz Saúde, S.A. e não escapou a um ‘susto’ aquando do anúncio da resolução do BES, que marcaria o fim de uma dinastia no histórico banco privado.

Bloomberg descobre "sobrevivente da tempestade BES"
Notícias ao Minuto

17:44 - 27/05/15 por Notícias ao Minuto

Economia Isabel Vaz

A derrocada do Grupo Espírito Santo, que levou consigo o BES e, por arrasto, a liderança histórica dos Espírito Santo, foi assunto que não escapou à imprensa internacional.

Agora, a Bloomberg publica um artigo sobre Isabel Vaz, a CEO da Luz Saúde, uma gestora que é descrita pela agência económica como “uma rara sobrevivente da tempestade Espírito Santo”.

Isabel Vaz é formada em Engenharia Química mas entrou no mundo da Finança já em 1992, pela consultora McKinsey. Dia 3 de agosto, estava em Tróia, de férias, quando soube o destino do BES.

Em poucas horas, voltou a Lisboa para uma reunião de autêntica gestão de crise. “Foi possivelmente o pior dia da minha vida pessoal e profissional”, revela à Bloomberg a gestora de 49 anos.

Sobre o momento, Isabel Vaz conta que de madrugada já os gestores da empresa estavam a trabalhar em contrarrelógio para desbloquear fundos e avaliar onde se encontravam os depósitos.

O trabalho sobre pressão resultou. A Luz Saúde, que em tempos foi Espírito Santo Saúde, foi uma das poucas empresas a sobreviver à “tempestade” no Grupo Espírito Santo.

Em outubro, a chinesa Fosun, através da Fidelidade, adquiriu a empresa após ter feito um depósito de 478,6 milhões de euros na CGD e Banco Finantia para pagar a operação.

“Adquirimos uma grande empresa”, sentenciou na altura o presidente da Fidelidade, Jorge Magalhães Correia (na imagem, à esquerda), citado pelo Expresso.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório