Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

"Impulso de crescimento deve vir dos que ficaram para trás"

Economista alemão responsabiliza países do ‘sul’ da Europa pela recuperação económica. França e Itália são os principais alvos das críticas.

"Impulso de crescimento deve vir dos que ficaram para trás"
Notícias ao Minuto

10:26 - 27/05/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Christoph Schmidt

Christoph Schmidt tem os países da periferia da Zona Euro na ‘mira’. O membro do Conselho de Peritos Económicos Alemão diz que a Alemanha está a fazer a sua parte para ajudar a recuperar a economia europeia, mas pede mais ao resto dos países da ‘moeda única’.

“O impulso de crescimento tem devir dos que estão a ficar para trás”, afirma o economista em entrevista ao Jornal de Negócios, identificando dois alvos preferenciais: “França e Itália não se reformaram e isso está por trás do problema de divergência com os Estados Unidos”.

O pensador económico alemão rejeita que a austeridade tenha adiado o crescimento e esclarece que “a forma como a política de resgate foi implementada foi a forma viável para convencer os eleitores dos países que não estavam sob programa de que valeria a pena”.

Por fim, Christoph Schmidt deixa um reparo em relação à política de investimento público na Alemanha: “Os cofres públicos estão cheios. As receitas estão em muito boa situação (…) há bons argumentos para o Estado investir mais, em investigação e desenvolvimento, ou nas universidades”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório