Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Mais de 39 milhões de jovens sem emprego e fora da escola em 2013

Em 2013, eram 39 milhões os jovens entre os 16 e os 29 anos que estavam desempregados, não estudavam nem recebiam formação nos países da OCDE, mais cinco milhões do que antes da crise económica de 2008.

Mais de 39 milhões de jovens sem emprego e fora da escola em 2013
Notícias ao Minuto

09:27 - 27/05/15 por Lusa

Economia OCDE

De acordo com o relatório sobre Competências e Desemprego Jovem - "Skills Outlook 2015" da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) hoje divulgado, os números são particularmente elevados nos países do sul da Europa, os "mais atingidos pela crise".

A OCDE dá como exemplo países como a Grécia e Espanha, nos quais "mais de 25% dos jovens não tinham emprego, não estavam a estudar ou não participavam em ações de formação (NEET) em 2013".

"Ainda mais preocupante é que cerca de metade dos NEET -- cerca de 20 milhões de jovens -- não frequentava a escola nem procurava trabalho" no ano em análise, refere o relatório.

Nesse sentido, "estes deixaram de constar do radar dos sistemas educativo, social e do mercado de trabalho", realça a organização.

A OCDE considera que "estes números representam, não só uma calamidade para os próprios indivíduos, bem como um investimento desperdiçado, uma vez que as competências adquiridas durante a educação não estão a ser aplicadas de forma produtiva".

Nessa medida, esta taxa elevada de jovens sem emprego e fora dos sistemas de educação e formação "representa um fardo potencial para os respetivos países: desde menores receitas fiscais, a pagamentos elevados da Segurança Social e à instabilidade social que pode surgir quando parte da população está desempregada e desmoralizada".

Para combater este cenário, a organização recomenda aos governos que garantam que todos os jovens abandonem a escola com um nível elevado de competências, uma maior articulação entre as escolas e o mercado de trabalho e o desmantelamento das barreiras institucionais no acesso ao emprego jovem.

Recomenda igualmente aos Governos que identifiquem "os milhões" de jovens NEET e uma maior intervenção dos serviços públicos de emprego, das instituições sociais e dos sistemas de educação e formação, de modo a ajudar esses jovens a encontrarem um emprego ou a terem uma segunda oportunidade de acesso à educação ou à formação.

Por último, a OCDE recomenda aos Estados que antecipem as competências necessários no mercado de trabalho para "limitar a incidência de desfasamento entre as competências dos jovens e os empregos".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório