Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 25º

"É essencial prosseguir o ajustamento"

O Banco de Portugal (BdP) quer manter os "esforços de redução dos custos adicionais".

"É essencial prosseguir o ajustamento"
Notícias ao Minuto

14:15 - 26/05/15 por Notícias Ao Minuto

Economia BdP

O documento refere que é "essencial que as instituições prossigam o ajustamento iniciado durante a crise económica e financeira, mantendo os esforços de redução dos custos adicionais e ajustando o modelo de negócio, para aumentar, de forma sustentável, os níveis de rendibilidade", numa altura em que houve um corte de 15% dos balcões e de 13% no quadro de pessoal das instituições financeiras de 2013 para 2014.

O relatório indica que a rendibilidade dos bancos "tem sido afetada de forma significativa desde o começo da crise financeira, em resultado de uma redução da atividade, de níveis de imparidade historicamente altos", entre outros fatores, pelo que, em termos estruturais, o sistema bancário "tem-se concentrado na redução dos custos operacionais e administrativos e na reforma dos modelos de negócio".

No entanto, o supervisor bancário exige "um ajustamento adicional" num contexto "de continuação da desalavancagem e de níveis moderados de atividade económica".

Além disso, o BdP alerta que a manutenção de baixas taxas de juro e de retorno poderá incentivar as instituições financeiras a tomarem "riscos excessivos, com o objetivo de melhorarem a rendibilidade". Ou seja, tal "levanta preocupações de estabilidade financeira na medida em que pode levar, no médio prazo, a uma deterioração do perfil de risco das respetivas carteiras de ativos, pressionando a sua posição de solvabilidade".

A urgência de os bancos voltarem a ter rendibilidade tem ainda o desafio de baixas taxas de juro. "Os baixos níveis de rendibilidade poderão, no limite, dificultar a atividade de intermediação financeira, em particular no caso de haver uma acumulação de prejuízos significativos", segundo o documento.

A generalização deste fenómeno, segundo o relatório, "num contexto de acesso condicionado aos mercados poderá ter consequências sistémicas".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório