Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Portugueses consideram que a sua situação financeira piorou

O estudo indica que Portugal tem a pior perceção de evolução em termos financeiros.

Portugueses consideram que a sua situação financeira piorou
Notícias ao Minuto

12:08 - 25/05/15 por Notícias ao Minuto

Economia Estudo

Numa análise realizada pelo Observador Cetelem, os portugueses (74%) indicam que a sua situação financeira piorou quando comparada com a de há cinco anos. Esta é uma percentagem substancialmente acima da média europeia (52%), o que representa que Portugal tem a pior perceção da evolução em termos financeiros.

Em sentido contrário, 15% da população admite que a sua situação melhorou.

Olhando para a Europa, mais de um em cada dois europeus acredita que a situação financeira é menos favorável em comparação a 2009.

“Quanto ao poder de compra, um quarto dos europeus estima não vir a ter nenhumas restrições nos próximos meses. Já no caso português, a maioria dos consumidores (79%) admite sentir algumas ou muitas restrições ao seu atual poder de compra e apenas 2% afirmam não ter quaisquer limitações”, lê-se num comunicado enviado às redações.

A propósito deste estudo, em que 8.719 europeus foram inquiridos, o diretor de marketing do Cetelem, Diogo Lopes Pereira considera que “com o início do programa de ajustamento em 2011, os portugueses tiveram que lidar com um enorme aumento de impostos e com a eliminação de muitos benefícios para as famílias, o que deu origem a uma deterioração do seu poder de compra. É por isso mesmo expectável que os portugueses tenham ainda uma perceção negativa da sua situação financeira”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório