Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Sindicalistas socialistas questionam descida da TSU

Os sindicalistas socialistas defenderam hoje a necessidade de aumentar os salários em Portugal e manifestaram dúvidas quanto a uma eventual redução da Taxa Social Única (TSU) como forma de aumentar os rendimentos dos trabalhadores.

Sindicalistas socialistas questionam descida da TSU
Notícias ao Minuto

19:31 - 24/05/15 por Lusa

Economia Congresso

A posição foi assumida pelo líder dos sindicalistas socialistas, Carlos Silva, e pelo líder da corrente sindical socialista da CGTP, Carlos Trindade, no final do XII Congresso da Corrente Sindical Socialista (CSS) da Intersindical.

"Os sindicalistas socialistas consideram que a redução da TSU tem de passar por uma forte discussão, nomeadamente ao nível do Partido, pois tem de ficar claro que não pode pôr em causa a sustentabilidade da segurança social, de contrário esta medida contará com a oposição dos sindicalistas, mesmo os socialistas", disse à agência Lusa Carlos Silva, depois de encerrado o debate, para o qual foi convidado.

Carlos Trindade manifestou "muitas preocupações e dúvidas" quanto à possibilidade de descida da TSU como forma de aumentar os rendimentos dos trabalhadores, prevista no projeto de programa eleitoral do PS, e considerou que "não é a altura certa para discutir esta medida", dada a proximidade das eleições.

"Estou totalmente de acordo quanto à necessidade de aumentar os rendimentos dos trabalhadores, mas tenho muitas dúvidas de que o melhor instrumento para isso seja reduzir a TSU), disse Carlos Trindade, que integra a Comissão Executiva da CGTP.

O sindicalista considerou que o período pré-eleitoral em curso "não é adequado para discutir esta medida, pois irá agudizar o debate.

"Além de ter de ser feita uma reflexão aprofundade sobre os reflexos de uma medida destas na sustentabilidade da segurança social, está também em causa o valor simbólico da medida, pois seria o PS a reduzir a TSU", disse, lembrando os protestos dos portugueses quando o Governo pretendeu baixar a TSU paga pelas empresas.

No congresso de dois dias que hoje terminou em Lisboa, vários sindicalistas manifestaram a sua discordância de uma eventual descida da TSU, mesmo para os trabalhadores de baixos rendimentos, por considerar que isso é um risco para a sustentabilidade do sistema.

Foram unânimes em defender o aumento dos salários, em particular dos mais baixos, para melhorar as condições de vida dos portugueses.

"Nós [sindicalistas socialistas] vamos levar uma proposta ao próximo congresso da Confederação Europeia de Sindicatos (CES), que se realiza no outono, a defender o aumento dos salários porque consideramos que é essa a forma de melhorar os rendimentos dos trabalhadores e não tanto pela redução da TSU", disse à Lusa o secretário-geral da UGT, Carlos Silva.

Este responsável disse que os socialistas da UGT vão enviar ao PS várias propostas de alteração ao Programa Eleitoral, que será aprovado dia 06 de junho numa Convenção Nacional do partido.

Carlos Trindade vai elaborar um relatório sobre o debate no congresso dos socialistas da CGTP, que incluirá as propostas lançadas pelos participantes.

O XII Congresso da CSS da CGTP teve como lema "Pelo Trabalho Digno e o Estado Social, Derrotar a Direita" e como sub-lema "Por um Sindicalismo Autónomo, Democrático e Reivindicativo - combater o Sectarismo e o Radicalismo na CGTP-In".

A necessidade de derrotar "o Governo de direita" nas próximas eleições legislativas foi uma das conclusões do congresso e foi defendida na maioria das intervenções, nomeadamente na de Wanda Guimarães, ex-dirigente da UGT e secretária nacional do PS para a área do trabalho.

A resolução político-sindical aprovada na reunião magna refere que, desde o último congresso da CGTP, em janeiro de 2012, se sente no interior da central sindical "o aumento da tentativa da corrente sindical do PCP de controlar mais e melhor a confederação" e promete lutar contra "as derivas sectárias e radicais" e promover a unidade entre os trabalhadores.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório