Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

A sua reforma estará assegurada daqui a 20 anos?

A incógnita em relação à existência de reformas no futuro preocupa muitos portugueses.

A sua reforma estará assegurada daqui a 20 anos?
Notícias ao Minuto

07:13 - 23/05/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Segurança Social

A ideia de que no fim da idade ativa haverá uma reforma assegurada está cada vez mais posta em causa. Apesar de não haver certezas em relação ao futuro, esta é uma questão que preocupa as pessoas que estão a descontar mas que não sabem se irão receber.

“Estou a descontar todos os meses para a Segurança Social, mas não sei se vou ter direito a uma pensão quando chegar a minha altura”, afirma Ana Ferreira em declarações ao jornal i.

O sociólogo e professor do ISCTE, Renato Miguel do Carmo frisa que os riscos de isto acontecer são “muito elevados”, já que há problemas centrais na Segurança Social que tornam o “sistema muito instável”.

“Por um lado, os jovens não descontam devido à precariedade laboral que existe e, por outro, temos uma taxa de desemprego muito elevada”, explica o especialista. Esta situação agrava-se ainda mais com o envelhecimento da população e com a emigração, já que as pessoas trabalham fora do país e não descontam para o sistema nacional.

Renato Miguel do Carmo acredita que para “salvar” o sistema de Segurança Social do país e assegurar as reformas do futuro, é necessário aumentar o emprego e regularizar as relações contratuais para que haja mais pessoas a descontar com regularidade.

O especialista relembra que “para este modelo ser sustentável é necessário que todos estejam a contribuir”, desta forma “todos têm de descontar para todos poderem usufruir”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório