Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Trabalhadores da RTP pedem republicação de Acordo de Empresa

Mais de 120 trabalhadores da RTP subscreveram uma petição, aprovada em plenário na passada quarta-feira, a exigir a republicação do Acordo de Empresa (AE), anunciou hoje o Sindicato dos Jornalistas (SJ).

Trabalhadores da RTP pedem republicação de Acordo de Empresa
Notícias ao Minuto

19:54 - 22/05/15 por Lusa

Economia Sindicatos

"As assinaturas recolhidas em menos de 48 horas, e representativas dos vários profissionais que aqui trabalham diariamente, comprovam o desgaste sentido nas redações, fruto dos cortes salariais e da degradação das condições de trabalho", adianta o SJ em comunicado.

De acordo com a estrutura sindical, "mais de 120 jornalistas e profissionais das redações da RTP subscreveram a petição".

O SJ aponta as "dificuldades que se vivem diariamente" na empresa, enquanto se assiste "à exceção salarial de membros do Conselho de Administração, à contratação de quadros externos a preços de mercado" e "aos resultados positivos da empresa em 2014".

Apesar disso, acusa o SJ, "a administração continua apostada em cortar fortemente na massa salarial dos trabalhadores, tentando impor um Acordo de Empresa que representa mais austeridade para os trabalhadores da RTP", apontando que "quem pede exceção salarial para si próprio, não tem moral para impor cortes".

Por isso, "o SJ pediu ao Conselho de Administração da RTP a republicação do atual Acordo de Empresa, que foi denunciado pela anterior administração e tem estado a ser renegociado desde há 18 meses".

Esta posição, adianta, "foi apoiada por uma ampla maioria dos profissionais das redações da RTP, entre sindicalizados e não sindicalizados".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório