Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Mais de 200 empresas em processo de adesão ao 'natural.pt'

O secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Miguel de Castro Neto, anunciou hoje que "mais de 200 empresas" estão em processo de adesão à placa da marca 'natural.pt' para as áreas protegidas.

Mais de 200 empresas em processo de adesão ao 'natural.pt'
Notícias ao Minuto

19:49 - 22/05/15 por Lusa

Economia Proteção

O governante falava em Arcos de Valdevez onde, durante a sessão de abertura de uma feira de atividades económicas atribuiu as primeiras cinco placas "Natural.pt", um ano após o lançamento do projeto.

O selo daquela marca foi entregue a empresas e parceiros locais de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, e Terras de Bouro, integrados no Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG), e a Ponte de Lima onde está situada a Área Protegida das Lagos de Bertiandos e São Pedro d'Arcos.

Na sessão que, assinalou também o dia Mundial da Biodiversidade, mais 21 empresas formalizaram o processo de adesão à marca que pretende "abranger transversalmente todas as atividades que têm relação com o território.

"O desafio é não ficar apenas pelo que é tradicionalmente associado às áreas protegidas, como a hotelaria e a restauração. Queremos ir mais longe e chegar ao artesanato, associações culturais que promovem chegas de bois e folclore, até ao projetos de investigação", explicou.

Miguel de Castro Neto sublinhou que esta estratégia do Natural.pt representa uma forma de "alavancar o desenvolvimento económico sustentável" nas 46 áreas protegidas existentes, que abrangem 85 municípios.

Ao receberem as placas daquela marca, feitas de material reciclado, as empresas e entidades passam a "integrar uma rede com um cabaz de produtos e serviços de excelência, com respeito por princípios de qualidade ambiental, económica e social, que pode beneficiar de uma estratégia de comunicação conjunta feita a nível nacional e internacional".

"Através do portal da marca as empresas ficam integradas numa plataforma que permite a comunicação a uma escala global. Muitas vezes estamos a falar de micro e pequenas empresas que não tem capacidade de afirmação a nível global", adiantou.

Com esta estratégia, defendeu, "se conseguirmos dinamizar estas empresas vamos conseguir criar emprego e captar investimento".

Miguel de Castro Neto garantiu ainda que no âmbito deste projeto estão previstos apoios financeiros disponíveis nos diferentes programas comunitários.

Em Arcos de Valdevez o governante inaugurou ainda a 15ª edição da Expovez, feira de atividades económicas que decorre até domingo com a presença de 150 expositores do concelho.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório