Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Cortes orçamentais no Brasil são um sinal de "coragem política"

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, afirmou hoje que os cortes orçamentais que vão ser anunciados pelo Governo brasileiro são um sinal de "coragem política".

Cortes orçamentais no Brasil são um sinal de "coragem política"
Notícias ao Minuto

18:05 - 22/05/15 por Lusa

Economia FMI

Lagarde, que falava numa conferência de imprensa após participar no seminário promovido pelo Banco Central do Brasil, não quis comentar o valor dos cortes, estimados pela imprensa local em 70 mil milhões de reais (20,6 mil milhões de euros), mas afirmou que o Brasil está "no caminho certo", citada pela TV Globo.

A diretora-geral do FMI repetiu as considerações que fez na comunicação que apresentou no seminário, designadamente a defesa da manutenção do tripé macroeconómico, formado pelo controlo da inflação, câmbio flutuante e excedente primário, para a retoma do crescimento económico.

Lagarde também voltou a apoiar o investimento em infraestruturas, com parcerias com a iniciativa privada, como forma de aumentar a produtividade.

O Brasil vive atualmente um panorama de inflação elevada, estagnação do crescimento e uma previsão de retração de 1% no Produto Interno Bruto neste ano, segundo o FMI.

Para enfrentar a questão, o Governo brasileiro prevê cortes no Orçamento do Estado, que serão anunciados hoje, e um pacote de ajustes, que incluem o fim da desoneração de impostos de alguns setores e mudanças em benefícios sociais.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório