Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Seria "muito bom" para Portugal ter "empresa aérea eficiente

O presidente executivo da Embraer Aviação Comercial, Paulo César Silva, considerou hoje que "seria muito bom" para Portugal ter "uma empresa aérea eficiente", defendendo que os jatos da sua empresa poderiam "ajudar" a TAP a ser "ainda mais eficiente".

Seria "muito bom" para Portugal ter "empresa aérea eficiente
Notícias ao Minuto

13:55 - 22/05/15 por Lusa

Economia Embraer

À margem de uma cerimónia na Embraer, em Évora, e questionado pela agência Lusa a propósito do processo de privatização da TAP, Paulo César Silva, disse que "essa questão já tem alguns anos" e que "seria muito bom para o país" ter "uma empresa aérea eficiente".

Segundo o responsável do setor da Aviação Comercial da construtora aeronáutica brasileira, a Transportadora Aérea Portuguesa (TAP) "já é bastante eficiente", mas "ainda tem espaço para ter novos desenvolvimentos".

Sobre os dois candidatos à compra da TAP que passaram à fase negocial, por decisão do Governo, na quinta-feira, Paulo César Silva escusou-se a comentar as propostas.

Ainda assim, defendeu, "acho que os jatos da Embraer cairiam muito bem na TAP" e poderiam "ajudar a TAP a ser uma empresa ainda mais eficiente".

O CEO da Embraer Aviação Comercial falava à Lusa à margem da iniciativa Paris Airshow Media Day, que a empresa brasileira costuma promover para os jornalistas antes de cada edição do salão aeronáutico em Le Bourget, na área da capital francesa e que este ano decorre de 15 a 21 de junho.

O encontro com jornalistas contou também com a participação do CEO da Embraer Defesa & Segurança, Jackson Schneider, e, pela primeira vez, decorreu em Évora, onde a empresa tem duas fábricas (de estruturas metálicas e de materiais compósitos) e um centro de engenharia e tecnologia.

O Governo português decidiu, na quinta-feira, em Conselho de Ministros passar dois candidatos à compra da TAP à fase de negociação, afastando o consórcio de Miguel Pais do Amaral e continuando a negociar com Gérman Efromovich e David Neeleman.

O secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, afirmou, na conferência de imprensa do Conselho de Ministros, que o relatório da Parpública decidiu afastar a proposta da Quifel, de Pais do Amaral, "por não cumprir os requisitos legais".

O Conselho de Ministros decidiu mandatar os secretários de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, e do Tesouro, Isabel Castelo Branco, para avançarem com as negociações junto dos outros dois consórcios, sempre com a Parpública incluída.

A proposta de Gérman Efromovich, dono da operadora aérea Avianca e do grupo Synergy, inclui a entrega de 12 novos aviões Airbus após a transferência das ações da companhia e a renovação da frota da Portugália com aviões Embraer até 2016, sendo que o empresário propõe recapitalizar a empresa em 250 milhões de euros, segundo informações avançadas pela imprensa.

David Neeleman, patrão da companhia aérea brasileira Azul e que está em parceria com Humberto Pedrosa, do grupo Barraqueiro, promete reforçar a TAP com 53 novos aviões e investir 350 milhões de euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório