Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Empresas do Centro têm parceiros chineses nas candidaturas a fundos europeus

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) destacou hoje os resultados da cooperação com a província chinesa de Zhejiang e revelou que algumas candidaturas de empresas da região aos fundos europeus envolvem parceiros da China.

Empresas do Centro têm parceiros chineses nas candidaturas a fundos europeus
Notícias ao Minuto

13:28 - 21/05/15 por Lusa

Economia Investimento

Várias empresas "estão já a desenhar as suas candidaturas por forma a envolver parceiros chineses de Zhejiang" em projetos que tirem partido dos sistemas de incentivos à atividade económica disponibilizados no âmbito do Portugal 2020, disse a presidente da CCDRC, Ana Abrunhosa, à agência Lusa.

"Denota-se um forte envolvimento das universidades de Coimbra e Aveiro nesta cooperação", afirmou, a propósito da visita que uma representação de Zhejiang efetuou, na terça-feira, à sede da CCDRC, em Coimbra e àquelas duas instituições.

O ano passado foi "relevante para aproximar as instituições das duas regiões", enquanto 2015 e 2016 "deverão ser fortes na elaboração de parcerias concretas", adiantou Abrunhosa.

Esta visita destinou-se a "estreitar as relações institucionais e científicas, com o intuito de encontrar os mecanismos apropriados de mobilizar a ciência e a tecnologia no fomento e incremento da cooperação entre as empresas e as entidades de investigação científica" das duas regiões.

"O objetivo é ainda avançar no memorando de entendimento através da elaboração de um programa concreto de cooperação, sendo importante discutir algumas questões metodológicas", declarou Ana Abrunhosa.

A comitiva chinesa era liderada pelo diretor-geral do Departamento de Ciência e Tecnologia da província de Zhejiang, com o qual a CCDRC celebrou, em novembro, um memorando de entendimento na área da cooperação.

Constituída por sete membros, a delegação da República Popular da China integrava representantes daquele departamento, de parques de ciência e tecnologia, da Universidade e do Colégio Farmacêutico de Zhejiang e do Portugal-China Joint Innovation Centre for Advanced Materials.

Em novembro, a CCDRC realizou uma missão empresarial, na província chinesa de Zhejiang, que contemplou a celebração de contratos e negócios em diferentes áreas.

Promovido pela CCDRC, em colaboração com o Biocant Park, de Cantanhede, e as universidades de Aveiro e Coimbra, o programa serviu também para estabelecer parcerias em áreas tecnológicas "muito relevantes" para a região Centro, como a saúde e o bem-estar, a biotecnologia, os "materiais avançados" e o mar.

Liderada por Ana Abrunhosa, a delegação portuguesa integrou representantes da CCDRC, das universidades de Aveiro e Coimbra, do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, do Hospital Rovisco Pais, do Biocant e de sete empresas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório