Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Portugal colocou Bilhetes de Tesouro a taxas negativas

Portugal colocou hoje 1.500 milhões de euros em Bilhetes do Tesouro (BT) a seis e a 12 meses, com a taxa a seis meses a ser negativa, o que acontece pela primeira vez.

Portugal colocou Bilhetes de Tesouro a taxas negativas
Notícias ao Minuto

10:50 - 20/05/15 por Lusa

Economia IGCP

Segundo dados do IGCP, publicados na página da agência Bloomberg, a taxa de juro média a 12 meses fixou-se em 0,021%, enquanto a taxa média a seis meses se fixou em -0,002%.

De acordo com a página da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) na agência Bloomberg, em BT a seis meses foram colocados 300 milhões de euros a uma taxa média de -0,002%, pela primeira vez desde sempre negativa e abaixo da do anterior leilão comparável, de 0,047%, a 18 de março. A procura foi 4,61 vezes superior ao montante colocado, já que atingiu 1.382 milhões de euros.

Em BT a 12 meses foram colocados 1.200 milhões de euros a uma taxa de juro média de 0,021%, também inferior à de 0,094% praticada no anterior leilão comparável de 18 de março.

Em relação à procura de BT a 12 meses, esta cifrou-se em 2.365 milhões de euros, 1,97 vezes superior ao montante colocado.

No anterior leilão de BT a seis meses, que ocorreu a 18 de março, o Estado conseguiu colocar 300 milhões de euros a uma taxa média de 0,047%, enquanto no leilão anterior de BT com maturidade de um ano, que ocorreu na mesma data, foram colocados 950 milhões de euros a uma taxa média de 0,094%.

Segundo o diretor da Gestão de Ativos do Banco Carregosa, Filipe Silva, "embora não seja um dado impressionante para quem acompanha os mercados, não deixa de ser uma novidade Portugal estar a emitir a taxas negativas".

Filipe Silva defende, num comentário escrito, que "o movimento é, acima de tudo, o resultado do plano de compras de ativos do Banco Central Europeu".

"Como os Bilhetes do Tesouro não pagam juro cupão, estamos a falar de uma emissão acima do par", adianta Filipe Silva, explicando que "o Estado recebe hoje 100.001, mas só vai ter que entregar 100 daqui a 6 meses".

"Isto é pedir dinheiro emprestado a custo zero. Esta taxa negativa é um mínimo histórico nas emissão neste prazo (seis meses)", disse Filipe Silva, referindo que a 12 meses os dados não se afastaram do que se estava à espera".

"Mesmo assim, Portugal continua a ser uma das melhores alternativas de investimento na zona euro. Este nível de taxas é muito positivo para descer o custo médio da dívida portuguesa", defendeu.

Os dois leilões de hoje estavam já previstos no calendário de financiamento para o segundo trimestre do ano, que aponta ainda para a realização de mais dois leilões de BT, que deverão ocorrer em meados de junho.

Estes leilões deverão ter uma maturidade de três e 11 meses e um montante indicativo global entre 1.000 e 1.250 milhões de euros, de acordo com a página oficial do IGCP.

No programa de financiamento do Estado para 2015, divulgado em janeiro, o IGCP previu a emissão bruta de até 14.000 milhões de euros em dívida de médio a longo prazo ao longo do ano para cobrir as necessidades de financiamento, embora o documento não incluísse o pagamento antecipado de parte do empréstimo contraído junto do Fundo Monetário Internacional.

[Notícia atualizada às 11h40]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório