Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 24º

Portas acredita que economia vai crescer mais do que as previsões

O vice-primeiro ministro, Paulo Portas, disse hoje acreditar que o país vai crescer mais em 2015 que o previsto, destacando o crescimento de 1,4% verificado no primeiro trimestre como "um sinal positivo".

Portas acredita que economia vai crescer mais do que as previsões
Notícias ao Minuto

19:31 - 15/05/15 por Lusa

Economia Portugal

"É provável superar os objetivos propostos", previu, observando que Portugal "está a viver um ciclo de crescimento" e o "melhor período em termos de confiança" desde 2002, na perspetiva dos consumidores, e desde 2008, na ótica dos investidores.

Paulo Portas discursava na cerimónia de inauguração, em Lordelo, Paredes, da empresa "WoodOne", a segunda maior fábrica de mobiliário do país.

Falando para uma assistência formada por muitos empresários, alguns dos quais clientes estrangeiros daquela indústria, Portas vincou a necessidade de o país continuar a investir e a crescer "para poder criar emprego e suportar o serviço da dívida".

Sobre o investimento, recordou que em 2014 cresceu 5,5%, contrariando a tendência de anos anteriores.

"Foi o primeiro sinal de vida" na recuperação do investimento, assinalou.

A propósito, o vice-primeiro ministro elogiou o "forte exemplo de inovação" do projeto empresarial que hoje inaugurou e a coragem dos empresários portugueses, nos últimos anos, na busca de mercados alternativos, em período de recessão no país e na Europa.

"Foi assim que superámos os anos mais difíceis", comentou.

Aludindo ao esforço do Governo na diplomacia económica, Portas recordou que 2014 foi "o melhor ano de sempre das exportações" e mostrou-se otimista sobre a evolução em 2015.

A propósito, citou o crescimento de 4,2% no primeiro trimestre, contrariando, disse, as previsões dos "mais pessimistas".

Falando em terra de produção de mobiliário, destacou o desempenho do setor que em 2014 aumentou 13% as suas exportações e que este ano está a crescer 8%.

A fábrica de mobiliário inaugurada hoje vai laborar, a partir de outubro, integralmente a energia solar.

As novas instalações, com 11.000 metros quadrados, representam um investimento de 4,6 milhões de euros.

No discurso inaugural, Portas elogiou a contribuição e o desempenho em 2014 do setor do turismo, com um crescimento de 11% nas visitas e 14% nos proveitos, defendendo que aqueles indicadores "deviam encher de orgulho todos os portugueses".

"É extraordinário o que está a acontecer com o setor do turismo em Portugal", exclamou.

Num discurso virado exclusivamente para as questões económicas, o vice-primeiro ministro destacou também a descida do desemprego verificada desde o período mais crítico da recessão e disse prever que essa tendência vai acentuar-se com o crescimento da economia do país.

"Podemos fazer mais num ciclo de crescimento", avançou.

Portas também falou de agricultura, congratulando-se com a execução do Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER) estar "quase a atingir os 100%, o que, ironizou, não obrigará o país a devolver fundos a Bruxelas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório