Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

BES: Maioria enaltece "linha comum" dos partidos

O PSD e o CDS-PP enalteceram hoje a "linha comum" que guiou o trabalho dos partidos na comissão de inquérito à gestão do BES e do Grupo Espírito Santo (GES), que consistiu em seis meses de "trabalho intenso mas profícuo".

BES: Maioria enaltece "linha comum" dos partidos
Notícias ao Minuto

12:38 - 08/05/15 por Lusa

Economia Parlamento

"Poucas vezes existiu neste parlamento um trabalho parlamentar que recolhesse unanimidade no seu diagnóstico", vincou o coordenador do PSD na comissão, Carlos Abreu Amorim, na discussão em plenário sobre o relatório final dos trabalhos.

E prosseguiu: "Todos os deputados e todos os grupos parlamentares fizeram o melhor que puderam, numa linha de rumo comum de apurar os factos relevantes e romper com a lengalenga populista que diz que as comissões de inquérito não têm utilidade".

Também a coordenadora do CDS-PP na comissão, Cecília Meireles, elogiou um "relatório de factos e não de convicções, opiniões e possibilidades", lembrando que no caso do BES, ao contrário do BPN, "a conta não foi para o contribuinte".

"Compreendemos os votos diferentes e as visões ideológicas diferentes", prosseguiu a centrista, que enalteceu, todavia, o trabalho dos vários grupos parlamentares.

O relatório final da comissão de inquérito - a cargo do deputado do PSD Pedro Saraiva - foi aprovado no fim de abril em votação final global com os votos favoráveis de PSD, PS, CDS-PP, abstenção do Bloco de Esquerda e voto contra do PCP, pese embora tenha havido votações diferenciadas das várias partes do texto.

A comissão foi proposta pelo PCP - e aprovada por unanimidade dos partidos - e teve a primeira audição a 17 de novembro do ano passado, tendo sido escutadas dezenas de personalidades, entre membros da família Espírito Santo, gestores das empresas do grupo, reguladores, supervisores, auditores e agentes políticos, entre outros.

O objetivo do trabalho dos parlamentares passou por "apurar as práticas da anterior gestão do BES, o papel dos auditores externos e as relações entre o BES e o conjunto de entidades integrantes do universo do GES, designadamente os métodos e veículos utilizados pelo BES para financiar essas entidades".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório