Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Moedas considera que "3% de PIB é uma meta ambiciosa"

Carlos Moedas entrega ao ex-ministro Mariano Gago o mérito pelas melhorias no universo científico e de investigação português.

Moedas considera que "3% de PIB é uma meta ambiciosa"
Notícias ao Minuto

19:18 - 06/05/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Ex-governante

Confiante de que as “reformas estruturais” irão ter “um efeito para o futuro no investimento na inovação e na ciência, porque vão na direção certa”, Carlos Moedas congratula Mariano Gago pelo contributo que teve no crescimento da investigação e da ciência em Portugal.

Em entrevista ao Expresso Diário, o Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação diz que “devemos sem dúvida uma homenagem ao ex-ministro Mariano Gago, que foi o homem em Portugal que veio fazer a primeira transformação no sistema científico, que o reformulou. Isto não é uma questão de governos, mas de políticas a longo prazo”.

Quanto ao PIB de 3% presente na Estratégia Europa 2020, Carlos Moedas diz que é “uma meta ambiciosa” e que “devemos manter, mas olhando para ela em dois paradigmas diferentes”. Primeiro, explica, é o investimento público, “que é sempre necessário em ciência e inovação”, o outro, defende, “é o investimento privado”.

Para o atual Comissário Europeu, uma das suas principais “prioridades” é “fazer com que os fundos estruturais e o Horizonte 2020 consigam trabalhar em conjunto”, embora admita que “isso tem sido difícil”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório