Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Acordo à vista na Grécia? Vítor Constâncio confia que sim

Em entrevista ao jornal alemão Het Financieele Dagblad, o ex-governador do Banco de Portugal diz acreditar ser possível um acordo para resolver a questão da Grécia, dá conta o Expresso.

Acordo à vista na Grécia? Vítor Constâncio confia que sim
Notícias ao Minuto

17:48 - 04/05/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Banco Central

Vítor Constâncio, que hoje ocupa o cargo de vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), acredita ser possível chegar a acordo no que diz respeito à questão grega.

“Estou... totalmente confiante de que o pior cenário será evitado”, diz Vitor Constâncio numa entrevista publicada no jornal económico alemão Het Financieele Dagblad, numa altura em que decorre nova ronda entre gregos e os seus credores.

Constâncio acredita que será alcançado um acordo que permita manter a nação helénica na moeda única e afasta, para já, qualquer sinal de contágio.

“Toda a gente reconhece que o grau de stress e vulnerabilidade na zona euro mudou completamente. Não há sinais de contágio”, afirma, acrescentando que “o sistema do euro (BCE e bancos centrais nacionais) emprestou um total de cerca de 110 mil milhões de euros aos bancos gregos. Mas o risco sobre cerca de 70 mil milhões de euros dessa quantia mudou para o banco central grego”, explica.

“Nós conjuntamente suportamos o risco da restante quantia. Mas tenham em conta que medidas colaterais foram asseguradas. Nós estamos a falar de títulos que não estão associados à soberania grega... Isto deve oferecer suficiente proteção”, acrescenta.

No país liderado por Alexis Tsipras a expetativa é semelhante, acreditando-se ser possível obter progressos nas negociações que decorrerão até quarta-feira.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório