Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 26º

Juros portugueses a cair a dois anos e a subir a cinco e a 10 anos

Os juros da dívida portuguesa estavam hoje a cair a dois anos e a subir a cinco e a dez anos, em relação a sexta-feira passada, dia em que foi feriado em Portugal.

Juros portugueses a cair a dois anos e a subir a cinco e a 10 anos
Notícias ao Minuto

09:22 - 04/05/15 por Lusa

Economia Mercado

Hoje, cerca das 08:45 em Lisboa, os juros da dívida portuguesa a dez anos estavam a subir para 2,117%, contra 2,094% na sexta-feira. O atual mínimo de sempre é 1,560% e foi registado a 13 de março.

Os juros a cinco anos também estavam a subir, para 0,976%, contra 0,941% na sexta-feira, e o mínimo de sempre, de 0,749%, a 10 de abril passado.

Em sentido contrário, os juros a dois anos estavam a cair para 0,072%, contra 0,076% na sexta-feira e o mínimo de sempre, 0,013%, a 13 de abril.

Depois de ter iniciado a 09 de março um programa sem precedentes de compra de dívidas soberanas e privadas, que vai permitir injetar 60 mil milhões de euros por mês, até, pelo menos, setembro de 2016, na economia da zona euro na esperança de a redinamizar, o Banco Central Europeu (BCE) manteve na quarta-feira de novo as taxas de juro inalteradas em mínimos.

Os efeitos do programa fizeram sentir-se, por antecipação, nas taxas de juro das dívidas soberanas, que evoluem em sentido inverso ao da procura e têm renovado mínimos diariamente. Algumas das taxas tornaram-se negativas nos prazos mais curtos, ou seja, os investidores estão dispostos a pagar para deter estes títulos considerados muito seguros.

A 17 de maio de 2014, Portugal abandonou oficialmente o resgate sem qualquer programa cautelar.

O programa de ajustamento pedido por Portugal à 'troika' (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional), no valor de 78 mil milhões de euros, esteve em vigor durante cerca de três anos.

Os juros da dívida soberana da Irlanda estavam negativos a dois anos, a cair a dois e cinco anos e a subir a dez anos, enquanto os de Itália estavam a descer a dois e cinco anos e a subir a dez anos e os de Espanha estavam a cair em todos prazos.

Em relação aos juros da Grécia, estes estavam a cair a dois e dez anos, mas para valores em torno dos 19,4% e 10,2%.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório