Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

TAP prevê realizar 70% dos cerca de 300 voos programados

A TAP prevê realizar 70% dos cerca de 300 voos programados para hoje, quarto dia de greve dos pilotos, disse à agência Lusa uma fonte da transportadora aérea portuguesa.

TAP prevê realizar 70% dos cerca de 300 voos programados
Notícias ao Minuto

08:56 - 04/05/15 por Lusa

Economia Greve

"A mensagem que queremos passar no dia de hoje, quarto dia de greve dos pilotos, é que estamos a prever realizar 70% dos cerca de 300 voos programados, ou seja, manter aquilo que tem vindo a acontecer nos dias anteriores", adiantou à Lusa Carina Coelho, do gabinete de imprensa da TAP.

Carina Coelho remeteu um novo balanço da paralisação para o final da manhã de hoje.

No domingo, a TAP realizou (até às 19:00) 70% dos 272 voos programados, o que equivale a 189, tendo sido cancelados 83, a maioria dos quais da Portugália, revelou um porta-voz da empresa.

Os pilotos da TAP cumprem hoje o quarto de dez dias de greve, por considerarem que o Governo não está a cumprir dois acordos, assinados em 1999 e em dezembro de 2014.

O primeiro conferia aos pilotos uma participação de até 20% da TAP em caso de privatização, em troca de atualização dos salários, mas o Governo diz atualmente que a pretensão não tem qualquer validade, remetendo para um parecer do conselho consultivo da Procuradoria-Geral da República, que dá aquela pretensão como prescrita.

O segundo acordo juntou nove sindicatos, em dezembro passado, mas o SPAC diz que o Governo não pretende cumpri-lo, o que é manifesto pelo facto de não ter incluído sanções ao incumprimento no caderno de encargos da privatização. Neste ponto, o mais polémico é a reposição das diuturnidades (subsídio de senioridade), congeladas sucessivamente desde o Orçamento de Estado para 2011.

O primeiro dia de greve ficou marcado ainda por uma reunião do Governo com o presidente da TAP, Fernando Pinto. No final da reunião, o ministro da Economia, António Pires de Lima, afirmou aos jornalistas que já não havia "nada para negociar" com os pilotos.

Nos dez dias de greve, deverão ser afetados cerca de 3.000 voos e 300 mil passageiros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório