Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
10º
MIN 10º MÁX 17º

Fim da ADSE pode tirar 270 milhões aos privados

O fim da ADSE teria um impacto negativo de 270 milhões de euros nos privados, noticia esta terça-feira o Diário de Notícias, que adianta que o peso do susbsistema nos hospitais privados ronda os 200 milhões, enquanto as ópticas dizem que vão perder 50 milhões e os laboratórios de análise entre 20 e 30 milhões com o fim da ADSE.

Fim da ADSE pode tirar 270 milhões aos privados
Notícias ao Minuto

09:30 - 22/01/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Saúde

O fim da ADSE pode retirar pelo menos 270 milhões de euros do sector privado, escreve hoje o Diário de Notícias (DN), que refere que só o peso do subsistema de saúde dos funcionários públicos pesa 200 milhões de euros nas contas dos hospitais privados.

Mas caso o Governo integre mesmo os cerca de 1,3 milhões de beneficiários da ADSE no Serviço Nacional de Saúde (SNS), as perdas potenciais para os privados não ficam por aqui. As ópticas estimam uma queda de 30% na facturação caso a ADSE deixe de existir, o equivalente a menos 50 milhões de euros, enquanto os laboratórios de análises clínicas antecipam uma quebra entre 20 a 30 milhões de euros por ano.

Em declarações ao DN, o presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada, Teófilo Leite, afirma que os “hospitais privados não estão dependentes da ADSE”, mas o sector desenvolveu-se “num contexto de mercado que contou também com os cerca de 1,3 milhões de utentes da ADSE e de outros subsistemas”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório