Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Ministro sublinha queda de 2,2% no desemprego jovem

O ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Pedro Mota Soares, congratulou-se hoje com a descida da taxa de desemprego para 13,5%, destacando a queda de 2,2% no desemprego jovem face ao ano passado.

Ministro sublinha queda de 2,2% no desemprego jovem
Notícias ao Minuto

14:10 - 29/04/15 por Lusa

Economia Dados

"É uma boa notícia para cerca de 70 mil portugueses que saíram de uma situação de desemprego ao longo do último ano, é uma boa notícia porque o desemprego desce para todos, mas desce especialmente para as mulheres e para os jovens, há menos 2,2% de desemprego jovem face ao ano passado", afirmou Mota Soares, em declarações aos jornalistas à saída de uma cerimónia de condecoração de instituições de solidariedade social, que decorreu no Palácio de Belém.

Segundo estimativas provisórias do Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa de desemprego foi de 13,5% em março, menos 0,1 pontos percentuais do que em fevereiro e menos 1,2 pontos percentuais face ao período homólogo.

Ainda de acordo com os dados divulgados pelo INE, a população empregada aumentou para os adultos, de entre 25 a 74 anos (0,3%; 12,4 mil), para os homens (0,2%; 3,5 mil) e para as mulheres (0,1%; 2,8 mil). Já para os jovens (15 a 24 anos) verificou-se uma queda (-2,4%, ou seja, menos seis mil pessoas).

Num comentário a estes números, o ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social disse ainda que a descida da taxa de desemprego é "uma prova do esforço e da resiliência" de empregadores e trabalhadores, bem como uma prova de que a economia portuguesa é capaz de crescer e gerar emprego.

Mota Soares destacou também a aprovação pelo Parlamento Europeu de um reforço do pré-financiamento para o programa ‘Garantia Jovem’, sublinhando que Portugal irá receber mais 48 milhões de euros que serão utilizados para financiar "políticas ativas de emprego".

Questionado sobre o facto de a taxa de desemprego estar ainda muito elevada, apesar da descida de 0,1 pontos percentuais face a fevereiro, Mota Soares lembrou que em 2013 a taxa esteve quase nos 18%.

"Se olharmos para a tendência do desemprego desde o início de 2013 até ao mês atual há consolidadamente uma descida, é uma descida lenta, mas é uma descida consolidada", frisou.

No documento hoje divulgado, o INE revê ainda em baixa a taxa de desemprego de fevereiro, que passou de 14,1%, conforme foi divulgado no mês passado, para 13,6%, segundo os dados de hoje.

Em março, a estimativa provisória da população desempregada foi de 692,6 mil pessoas, menos 6,8 mil (ou diminuição de 1%) face ao mês anterior, segundo a estimativa do INE.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório