Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Bancos angolanos com menos 14% de divisas em março

Os bancos comerciais angolanos compraram em março menos 14% de divisas, face ao mês anterior, devido à redução de 255 milhões de dólares (234,1 milhões de euros) nos leilões do Banco Nacional de Angola (BNA).

Bancos angolanos com menos 14% de divisas em março
Notícias ao Minuto

13:11 - 28/04/15 por Lusa

Economia BNA

Segundo dados dos balanços mensais do BNA sobre a situação económica angolana, compilados hoje pela agência Lusa, os bancos comerciais adquiriam, globalmente, no mês de fevereiro, divisas no valor de 1.831 milhões de dólares (1.681 milhões de euros), contrastando com os 1.573 milhões de dólares (1.444 milhões de euros) de março (-14%).

Destes totais, as compras de divisas dos bancos diretamente aos clientes ascenderam a 183 milhões de dólares (168 milhões de euros), uma ligeira descida face a fevereiro, mantendo-se em cerca de 10%.

Este cenário comprova igualmente a escassez do acesso dos clientes a dólares, face à crise da cotação do petróleo e consequente diminuição da entrada de divisas no país.

Em setembro do ano passado, antes do agravamento da crise petrolífera, e também segundo dados do BNA, mais de 61% das divisas compradas pela banca angolana foram asseguradas junto dos próprios clientes.

Atualmente, os levantamentos de dólares, moeda utilizada para pagamentos ao exterior e no mercado interno informal, continuam a apresentar constrangimentos aos balcões dos bancos comerciais, como limitações nos valores. É também praticamente impossível concretizar este tipo de operações no mesmo dia, apenas sob reserva das quantias.

A situação dificulta igualmente o envio de remessas para o estrangeiro, seja de cidadãos nacionais para familiares como de trabalhadores expatriados em Angola, mas também o pagamento de faturas internacionais, para a compra de matéria-prima, por parte das indústrias que operam no país.

Em alternativa, muitos optam por recorrer ao mercado paralelo, de rua, onde o dólar norte-americano continua fortemente valorizado - cerca de 10% em seis meses - relativamente à moeda nacional angolana, o kwanza.

Ainda assim, segundo dados do BNA, os bancos comerciais compraram em janeiro 1.800 milhões de dólares em divisas, montante que em fevereiro subiu para 1.831 milhões de dólares, mas que desceu em março para 1.573 milhões de dólares.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório