Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Fatura anual dos combustíveis baixa 200 milhões por ano

A introdução dos combustíveis simples representará uma poupança anual de 200 milhões de euros na fatura dos portugueses, considerados os atuais níveis de consumo, estimou hoje o ministro da Energia, Moreira da Silva.

Fatura anual dos combustíveis baixa 200 milhões por ano
Notícias ao Minuto

12:55 - 28/04/15 por Lusa

Economia Governo

Na comissão de Economia e de Obras Públicas, o governante fez as contas da poupança com a opção pelos combustíveis simples, que desde 17 de abril são comercializados em todos os postos de abastecimento por imposição legal.

"Desvalorizar três cêntimos [por litro] é não estar em linha com as preocupações dos portugueses. Trata-se de 200 milhões de euros por ano que serão poupados aos consumidores", declarou Moreira da Silva, que está a ser ouvido no parlamento.

Duas semanas após a entrada em vigor da lei nº. 6/2015, a legislação foi um dos temas mais tratados, sem gerar discussão até porque a legislação foi aprovada por unanimidade.

Já a tarifa social, o corte nas rendas do setor energético e a dívida tarifária foram os temas que geraram controvérsia, sobretudo com a deputado do PS Hortense Martins a acusar o Governo de ter falhado as metas de aplicação de tarifas mais baixas.

Sobre este tópico, Moreira da Silva admitiu que o número de beneficiários é baixo, o que, acrescentou, levou o Governo a implementar uma reforma - com o objetivo de chegar aos 500 mil beneficiários - que só poderá ser aferida em maio.

"A tarifa social que estava em curso beneficiou 60 mil consumidores com uma redução das tarifas de 20%. Concordo com o seu diagnóstico, mas foi isso que nos levou a rever a lei. Não só reconheço, como fizemos a reforma. Houve coragem da parte do Governo para fazer a reforma", afirmou.

Já sobre a dívida tarifária, Moreira da Silva recordou a deputada socialista que "este Governo não gerou dívida tarifária", considerando que "o mínimo que se pede ao PS é que não se esqueça de quem gerou a dívida tarifária".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório