Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
10º
MIN 10º MÁX 17º

Governo vai baixar salários dos excedentários

O Governo vai cortar os salários aos funcionários públicos colocados em mobilidade especial e sistematizar e aproximar as leis laborais da Função Pública às do sector privado, noticia esta segunda-feira o Jornal de Negócios.

Governo vai baixar salários dos excedentários
Notícias ao Minuto

09:24 - 21/01/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Finanças

O salário dos funcionários públicos em mobilidade especial, que é actualmente atribuído até à reforma, vai ser cortado e passará a ter uma “duração” limitada, noticia hoje o Jornal de Negócios, adiantando que esta estratégia vai pressionar estes trabalhadores a sair do Estado.

Além disso, o Ministério das Finanças também está a preparar uma revisão da legislação laboral aplicável a todos os funcionários públicos, com o intuito de sistematizar as regras actualmente distribuídas por vários diplomas e aproximá-las às normas do sector privado.

“Os regimes laborais e de protecção social vão convergir para as regras do sector privado, aumentando a produtividade e a qualidade dos serviços públicos”, indica a nova versão do memorando de entendimento com a troika, divulgado na sexta-feira.

Ao Negócios, o secretário de Estado da Administração Pública, Hélder Rosalino, disse que “é objectivo do Governo fazer uma sistematização da legislação, ter um código mais simples, que remeta para o Código do Trabalho quando não haja razões para manter diferenças entre público e privado”.

O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, já tinha dito que queria diminuir os “incentivos” à permanência na bolsa de excedentários. De acordo com o Negócios, a revisão desta legislação será realizada até Junho e deverá alterar “o salário, que deverá cair ao longo do tempo e a sua duração”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório