Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 10º MÁX 17º

Pensões dos bancários desequilibram contas da Segurança Social

A factura a pagar pela transferência dos fundos de pensões dos bancários já chegou e mostra que teve um peso maior nas contas da Segurança Social do que o pagamento das prestações sociais em 2012, avança o jornal i.

Pensões dos bancários desequilibram contas da Segurança Social
Notícias ao Minuto

07:15 - 21/01/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Reformas

O i revela, esta segunda-feira, que a transferência dos fundos dos reformados e pensionistas da banca, solução encontrada pelo Governo para salvar o défice público de 2011, teve um impacto negativo nas contas da Segurança Social, provocando um desequilíbrio de quase 516 milhões de euros.

Um valor muito superior ao aumento de 353,3 milhões com os encargos das prestações sociais, revelam dados do relatório do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social (IGFSS), divulgado na passada sexta-feira.

Contas mais pormenorizadas mostram que as pensões dos bancários pesam mais do que as verbas gastas com o aumento das novas prestações de desemprego (489,2 milhões) e os valores totais pagos por subsídio de doença (414,3 milhões), o complemento solidário para idosos (272,1 milhões) ou o rendimento social de inserção (387,9 milhões).

Assim sendo, se no total a receita da Segurança Social aumentou 637,8 milhões de euros, também graças ao acréscimo da receita fiscal do IVA, à cobrança coerciva, e a transferências exteriores e de outras entidades, ao mesmo tempo, a despesa disparou 664,2 milhões de euros, valor que reflecte o aumento com as novas prestações sociais e, principalmente, os encargos com as pensões dos banqueiros.

O jornal i salienta ainda que o pagamento destas reformas vai arrastar-se durante, pelo menos, mais dez a quinze anos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório