Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Subsídio parental com atrasos de quase três meses

Denúncia é feita ao Diário de Notícias por vários casais que estão há mais de dois meses à espera para receberem o subsídio que é estipulado por lei.

Subsídio parental com atrasos de quase três meses
Notícias ao Minuto

14:15 - 19/04/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Família

O subsídio parental está a ser pago com vários meses de atraso, revela o Diário de Notícias que conversou com alguns pais e mães que reclamam da burocracia que atrasa o pagamento dos apoios conferidos por lei aos pais portugueses.

Perante estas denúncias, o DN questionou o Instituto da Segurança Social que respondeu que o tempo médio entre a entrada do requisito e o deferimento do mesmo é de dez dias.

“O tempo médio de deferimento do subsídio parental inicial, desde a entrada do requerimento ao deferimento e carregamento no sistema foi, em fevereiro de 2015, de dez dias”, lê-se no email.

Mas segundo Selma Rocha, mãe de quatro filhos, e Alexandre e Carolina, pais de dois filhos, os respetivos subsídios, que foram pedidos em fevereiro, ainda não foram pagos.

Filipa Correia, de 29 anos, contou ao DN que há dois anos passou pelo mesmo. Só dois meses depois de ter pedido o subsídio é que o mesmo chegou. Contudo a empresa onde trabalha adiantou-lhe o dinheiro em causa que foi depois reposto quando a Segurança Social efetuou o pagamento.

Segundo o Instituto de Segurança Social, em fevereiro estavam a receber o subsídio de parentalidade 31.110 portugueses (22.079 mulheres e 9.031 homens).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório