Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Lucros de banco Millennium bim aumentam 7%

O Millennium bim registou um resultado líquido de 3,68 mil milhões de meticais (98 milhões de euros) em 2014, mais 7% do que no ano anterior, segundo o relatório e contas do banco líder em Moçambique hoje divulgado.

Lucros de banco Millennium bim aumentam 7%
Notícias ao Minuto

12:09 - 18/04/15 por Lusa

Economia Moçambique

O crédito a clientes da instituição bancária, detida maioritariamente pelo português Millennium bcp e com uma participação direta do Estado moçambicano, aumentou no ano passado 18% para os 59,9 mil milhões de meticais (1,5 mil milhões de euros) e os recursos de clientes cresceram 19% para os 78,2 mil milhões de meticais (dois mil milhões de euros).

O banco, que assinala este ano o seu 20.º aniversário, acabou o 2014 com 1,3 milhões de clientes e 2.367 colaboradores em 166 balcões.

"É com enorme satisfação que vemos o Millennium bim manter a sua posição de liderança no mercado nacional", assinalou o presidente do banco e ex-primeiro-ministro, Mário Machungo, na mensagem introdutória do relatório e contas, destacando ainda que se trata da "única instituição financeira moçambicana a figurar no ´ranking´ dos cem maiores bancos de África promovido pela revista The banker, ocupando para a 55.ª posição, após ter subido onze lugares face ao ano anterior".

Os resultados hoje divulgados indicam que o Millennium bim fechou o ano com uma rendibilidade de capitais próprios de 22,3% e um rácio de eficiência de 44,3%, enquanto a margem financeira aumentou 16 por cento.

Em 2014, o banco aumentou os seus custos em 10%, justificados pela subida de gastos com pessoal, reforço da infraestrutura comercial e da rede de balcões e terminais ATM, bem como por amortizações.

Na apresentação das celebrações do 20.º aniversário do banco, a 24 de março, Mário Machungo disse que vislumbrava "um infinito de oportunidades" em Moçambique, apesar da baixa inclusão financeira de um país com 25 milhões de habitantes e apenas 2,4 milhões de contas bancárias.

"A parceria celebrada entre o Estado moçambicano e o Millennium BCP, o maior grupo bancário privado português, tem sido exemplar na criação de valor para a economia e para o desenvolvimento do país", declarou na ocasião o presidente do Conselho de Administração da empresa.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório