Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Pelo menos 60 edifícios devolutos em obras devido a incentivos

O vereador da Reabilitação Urbana da Câmara de Lisboa salientou hoje o "sucesso" de programas municipais de incentivo à revitalização de edifícios devolutos, referindo que pelo menos 60 imóveis estão atualmente a ser alvo de obras.

Pelo menos 60 edifícios devolutos em obras devido a incentivos
Notícias ao Minuto

18:24 - 17/04/15 por Lusa

Economia Lisboa

"Os programas que temos desenvolvido para a reabilitação do edificado privado" têm tido "um sucesso bastante significativo", como o RE9, que permite reabilitar frações usufruindo de benefícios fiscais e financiamento, e o PRED, que se traduz numa "parceria entre o município e os proprietários de edifícios devolutos ou em muito mau estado, explicando quais os benefícios e as ajudas que existem à reabilitação urbana", afirmou Manuel Salgado.

O autarca, que falava na II Semana da Reabilitação Urbana, em Lisboa, acrescentou que, "dos 200 e tal edifícios devolutos relativamente aos quais já foi desenvolvido um trabalho deste tipo, 30% já se encontram em obra".

Em declarações anteriores à agência Lusa, feitas em janeiro deste ano, o vereador Manuel Salgado indicou que o número de edifícios devolutos na cidade andará "à volta dos 3.000", dos quais perto de 200 são imóveis camarários.

Na intervenção de hoje, o autarca assegurou que a Câmara continuará a apostar na reabilitação da cidade, nomeadamente na Baixa Pombalina, onde "estão a ser finalizados e em breve serão inaugurados os Terraços do Carmo".

De acordo com Manuel Salgado, estes terraços "vão ser a descoberta de mais um local mágico da cidade de Lisboa, que é um projeto do arquiteto Siza Vieira".

As obras nesta zona integram o plano de recuperação do Chiado após o grande incêndio de 1988.

A par disso, o município pretende continuar a apostar na dinamização da frente ribeirinha, de acordo com o autarca: "A frente ribeirinha ainda tem um enorme potencial para aproveitar e tem de ser liberta das barreiras que impendem as pessoas de chegar à margem".

Um dos exemplos dados por Manuel Salgado foi a criação de um parque ribeirinho oriental, que irá reconverter a área da Matinha, Braço de Prata e Doca do Poço do Bispo em zonas de lazer. "O concurso [de ideias] está a decorrer e as propostas serão entregues para a semana", indicou.

A Câmara quer também instalar o polo Descobrir na Avenida Ribeira das Naus para "divulgar o papel dos portugueses na descoberta do mundo".

A autarquia pretende ainda requalificar o Cais do Sodré, o Campo das Cebolas e Santa Apolónia, estando os projetos já "concluídos" para estas zonas. Ao mesmo tempo, prevê-se a construção "ainda este ano de um parque de estacionamento no Campo das Cebolas", adiantou Manuel Salgado.

Fazendo um balanço da estratégia dos últimos oito anos, desde que o executivo liderado até ao início deste mês por António Costa chegou ao município (agora presidido por Fernando Medina), Manuel Salgado assinalou que "Lisboa mudou [...] e continuará a mudar no sentido de se tornar numa cidade melhor para viver, trabalhar e visitar".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório