Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Governo cria equipa para acompanhar investimentos de fábricas

O Governo vai ter uma equipa para acompanhar as candidaturas a fundos comunitários para investimentos superiores a 50 milhões de euros das fábricas de componentes de automóveis do Carregado incendiadas há um mês, informou hoje a Câmara de Alenquer.

Governo cria equipa para acompanhar investimentos de fábricas
Notícias ao Minuto

15:44 - 17/04/15 por Lusa

Economia Carregado

"Não foi possível garantir o acesso a fundos comunitários pelas regras que estão estipuladas, mas ficou a garantia de virem a criar um grupo de trabalho para acompanhar as candidaturas ao Portugal 2020 e virem a considerar essas candidaturas estratégicas para o país", disse o presidente da autarquia, Pedro Folgado, à agência Lusa, à saída de uma reunião com o ministro da Economia, com o secretário de Estado da Inovação, Investimento e Competitividade e com empresários das indústrias incendiadas, em Lisboa.

O autarca avançou que estão previstos investimentos superiores a 50 milhões de euros, destinados a otimizar os processos de produção, que poderão atrair outras empresas ao complexo industrial do Carregado.

Um mês após o incêndio nas fábricas da Dura Automotive Portugal e na Caetano Coatings, o município conseguiu, após esta reunião, assegurar "a continuidade destas indústrias" no concelho e está disponível para investir na melhoria das acessibilidades àquela zona.

A autarquia solicitou a reunião com o ministro da Economia para pedir o acesso a fundos comunitários com o receio de o investimento previsto para 2016 ser adiado por falta de financiamento, após o incêndio que destruiu por completo uma das linhas de produção de ambas as fábricas.

No complexo industrial do Carregado, estão localizadas quatro fábricas de componentes para automóveis, que empregam 671 operários, sendo o maior empregador do concelho.

Trata-se do maior cluster europeu de produção de barras de tejadilho e processos agregados de tratamento de superfícies, abastecendo 25 fábricas de automóveis e mais de 60% do mercado europeu, sublinhou o autarca.

Contactadas pela Lusa, Dura Automotive e Caetano Coatings têm vindo a recusar esclarecimentos.

Ambas garantiram os postos de trabalho e já retomaram a produção, servindo-se de soluções alternativas para assegurar as encomendas que têm, nomeadamente com a Autoeuropa.

O incêndio terá causado prejuízos da ordem de sete milhões de euros, segundo estimativas da altura.

Esta foi a segunda vez em seis meses que a fábrica da Dura Automotive foi atingida por um fogo.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório