Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Pires de Lima em Sevilha para promover exportações

O ministro da Economia, António Pires de Lima, está hoje em Sevilha, Espanha, para promover as trocas comerciais e o investimento entre Portugal e a Andaluzia, onde terá encontros com empresários portugueses e espanhóis.

Pires de Lima em Sevilha para promover exportações
Notícias ao Minuto

06:33 - 14/04/15 por Lusa

Economia Governo

Segundo informação do gabinete do ministro da Economia, a agenda oficial arranca logo de manhã com o Foro Joly, um dos mais prestigiados fóruns de debate empresariais realizados na Andaluzia, no qual vão participar entre 200 a 300 empresários e representantes institucionais.

Pires de Lima fará uma intervenção e responderá às questões que lhe forem colocadas pelos participantes no evento, que é patrocinado pelo Grupo Coviran, retalhista espanhol que ocupa o segundo lugar no 'ranking' nacional da distribuição alimentar por número de estabelecimentos e está presente em Portugal, sendo também uma das empresas que integram o Conselho Empresarial Andaluzia Portugal.

Este conselho integra ainda empresas como a Sovena, o Novo Banco, a Endesa, o Grupo Luís Simões, a Acquajet, a Delta, a Guarrigues, o Banco Caixa Geral, o Grupo Herogra, Tomates del Sur e o Grupo Aromas.

A comitiva portuguesa segue depois para a unidade industrial da Sovena, líder em Portugal nos mercados de azeite, óleos vegetais e sabões, liderando igualmente em Espanha o mercado conjunto de óleos alimentares e azeites.

Pires de Lima visitará a fábrica da Sovena España, em Brenes, que está vocacionada para o abastecimento do mercado espanhol e para exportação, assentando o seu principal negócio na produção de marcas de distribuição.

A fábrica tem uma capacidade diária de refinação de 500 toneladas através de três refinarias, uma capacidade diária de embalamento de 1.000.000 de litros e uma capacidade de armazenagem de 4.000 paletes.

A Sovena deu em Espanha o primeiro passo do grupo fora de Portugal e está hoje presente em países como os Estados Unidos, a Coreia do Sul, passando pela África do Sul, México e outras dezenas de países espalhados pelo mundo.

Ao almoço, o Governante vai reunir-se com os cerca de 40 empresários que representam o maior relacionamento empresarial luso-andaluz. Estarão presentes os presidentes do Conselho Empresarial Andaluzia Portugal e da Câmara de Comércio de Sevilha.

Segundo dados da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), Espanha continua a ser o mais importante parceiro comercial de Portugal na troca de bens, ocupando o primeiro lugar como destino das exportações, assim como das importações, portuguesas.

Portugal é o terceiro cliente e o oitavo fornecedor do mercado espanhol e, em termos de investimento direto em Portugal, Espanha ocupa a primeira posição.

De acordo com o Ministério da Economia e Competitividade de Espanha, as exportações da Andaluzia para Portugal aumentaram 4,4% em 2014, para 2.064 milhões de euros, enquanto as importações com origem em Portugal subiram 4,8%, para 911 milhões de euros, face ao ano anterior.

Em 2014, a Andaluzia foi a quinta comunidade autónoma espanhola cliente de Portugal (9,1% do total das compras de Espanha a Portugal) e a quarta comunidade fornecedora (11,5% do total das vendas).

Portugal é o quarto cliente da Andaluzia (quota de 7,8%) e o sétimo fornecedor (quota de 3%).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório