Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Jerónimo de Sousa diz que reforma do setor da água visa a sua privatização

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, criticou hoje a reforma do setor da água e adiantou que o objetivo central do Governo é a privatização deste bem público.

Jerónimo de Sousa diz que reforma do setor da água visa a sua privatização
Notícias ao Minuto

18:16 - 12/04/15 por Lusa

Economia PCP

"Creio que os objetivos centrais do Governo visam a privatização desse bem público e afastar dos centros de decisão a gestão democrática das autarquias e, no essencial, aumentar os custos particularmente da água", afirmou o secretário-geral do PCP.

Jerónimo de Sousa falava à margem de um almoço-convívio com militantes que decorreu hoje em Castelo Branco.

Segundo o líder comunista, a reforma do setor da água "tem na sua fúria privatizadora a conceção neoliberal de liquidação de tudo o que é responsabilidade do Estado".

"Não tenhamos ilusões: se o Governo conseguir este objetivo, já não estamos só a falar da privatização de uma empresa, mas de um bem da vida que é a água e que deve unir todos os portugueses", sustentou.

Jerónimo de Sousa sublinhou que muitos autarcas de diferentes quadrantes políticos estão contra esta medida, que, acredita, "é possível travar e impedir".

O Governo concluiu na quinta-feira a reforma do setor das águas, que passa, segundo o executivo, por "um fortíssimo emagrecimento" do grupo Águas de Portugal, agregando 19 empresas regionais em cinco entidades e reduzindo custos em 2.700 milhões de euros.

Em conferência de imprensa no final da reunião do Conselho de Ministros, o ministro do Ambiente, Jorge Moreira da Silva, afirmou que a criação de sistemas multimunicipais de abastecimento de água e saneamento do Norte, Centro Litoral e Lisboa e Vale do Tejo irá promover uma "harmonização tarifária" entre o interior e o litoral.

O governante referiu ainda que esta "importância da coesão territorial" se traduz na própria localização das sedes sociais das novas empresas, ficando a Águas do Norte S.A. em Vila Real, a Águas do Centro Litoral S.A. em Coimbra e a Águas de Lisboa e Vale do Tejo na Guarda.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório