Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Estado vai ganhar zero com a privatização da TAP

As apresentações institucionais com os potenciais interessados começam já na próxima semana. Existem três candidatos já avançados na corrida.

Estado vai ganhar zero com a privatização da TAP
Notícias ao Minuto

08:12 - 11/04/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Transportadoras

Os três principais favoritos na privatização da TAP são as companhias aéreas Avianca, Azul e Gol. As avalizações rondam os 1,2 mil milhões de euros, mas o Estado não deverá receber nada, uma vez que o valor se irá esgotar para pagar a dívida e capitalizar o fundo de pensões, indica o Expresso.

Na análise está a previsão de cash flow operacional (EBITDAR) para 2015 de cerca de 250 milhões de euros, onde se aplica um múltiplo de mercado, acrescido de prémio de controlo, o que perfaz os 1,2 mil milhões para a TAP.

Sabe-se que a dívida da transportadora no final de 2014 era de 1.062 milhões de euros, além de que vai ser necessário capitalizar o fundo de pensões em quase 200 milhões. Esta é uma responsabilidade do futuro comprador, que ao mesmo tempo terá de aumentar o capital da empresa. Por estes motivos é que o Estado não deverá arrecadar nada com a privatização.

Neste momento, existem sete empresas que assinaram o acordo de confidencialidade para ter informações sobre a privatização. Para a semana começam as apresentações institucionais com os potenciais interessados.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório