Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Santa Casa investiu 37 milhões no edificado em 2014

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) investiu em 2014 cerca de 37 milhões de euros na reabilitação, conservação e aquisição de edifícios, anunciou hoje o provedor da instituição.

Santa Casa investiu 37 milhões no edificado em 2014
Notícias ao Minuto

20:18 - 09/04/15 por Lusa

Economia Lisboa

Pedro Santana Lopes revelou este dado na inauguração da exposição "SCML Património com Futuro", em Lisboa, na qual é possível ficar a conhecer-se as obras de reabilitação concluídas no ano passado e as que estão a decorrer, bem como projetos em fase inicial.

"Estamos a tentar dizer às pessoas o que estamos a fazer e o que fazemos ao património que vem para as nossas mãos", afirmou, sobre a mostra, que estará patente até 10 de maio na Galeria de Exposições Temporárias da SCML, situada no Largo Trindade Coelho e que tem entrada pela Igreja de São Roque.

Um dos projetos para o futuro incluído na exposição terá como localização Monsanto, mais especificamente o edifício da antiga fábrica de gelados Rajá, doado no ano passado pela empresa Nestlé à SCML, situado perto do Bairro da Boavista, revelou o provedor.

À margem da inauguração, Pedro Santana Lopes adiantou à Lusa que a SCML está a desenvolver um projeto para instalar naquele edifício de 3.500 metros quadrados, "como valência principal, uma casa de transição para pessoas fisicamente dependentes, que [a determinada altura da vida] ficaram tetraplégicas, paraplégicas ou a quem foi diagnosticada esclerose lateral amiotrófica (ELA)".

A casa será para uma "fase de readaptação", que poderá durar "um ano ou dois", depois de um "choque brutal" que obriga as famílias a readaptarem-se.

"Um tempo de adaptação para uma nova vida", resumiu Pedro Santana Lopes, referindo que a sociedade "praticamente não proporciona" esta valência.

Essa é a "motivação principal do espaço", mas haverá mais, já que "a lógica é não ter uma casa 'estigmatizadora'".

Na antiga fábrica de gelados "estarão também apartamentos para jovens universitários, com salas de refeições comuns, ou pessoas de outras faixas etárias com outras limitações".

O projeto está em fase muito inicial, por isso o provedor da SCML prefere não adiantar datas de início de obras: "Se avançar uma primeira parte no ano que vem, ótimo. Mas ainda estamos a desenvolver o projeto", disse.

Na inauguração, além de representantes das Ordens dos Arquitetos e dos Engenheiros, esteve presente o novo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, a quem Pedro Santana Lopes dirigiu "felicitações e votos de sucesso", deixando também "uma palavra especial" ao seu antecessor (António Costa).

Fernando Medina agradeceu as felicitações e destacou a "relação fundamental e absolutamente estruturante para a cidade entre a Câmara e a Santa Casa".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório