Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Angola recebe 115 milhões para abastecimento de água e saneamento

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) anunciou hoje um empréstimo de cerca de 115 milhões de euros a Angola, para financiar um projeto de abastecimento de água e saneamento básico que servirá diretamente 922 mil habitantes de sete províncias.

Angola recebe 115 milhões para abastecimento de água e saneamento
Notícias ao Minuto

09:07 - 02/04/15 por Lusa

Economia Economia

De acordo com informação disponibilizada à Lusa pelo BAD, este projeto pretende "melhorar a governação do setor da água", a nível urbano, além de "fortalecer a capacidade e eficiência" das instituições do setor de água e saneamento básico a nível central e provincial.

A implementar ao longo de 60 meses, nas províncias de Cabinda, Cunene, Lunda Norte, Lunda Sul, Namibe, Bengo, e Cuanza Sul, o projeto, globalmente, está avaliado em 154,7 milhões de dólares (143 milhões de euros).

A comparticipação pelo empréstimo do BAD, aprovado em reunião da administração da instituição na quarta-feira, ascende a 123,7 milhões de dólares (115 milhões de euros).

A criação, funcionamento "eficaz" e ampliação das sete redes provinciais de abastecimento de água e saneamento, ou o aumento da capacidade de prestação de serviços nesta área, aos níveis central e provincial, são propósitos estabelecidos para o projeto.

Segundo a informação do BAD, seis das sete províncias que serão abrangidas pelo projeto contam com uma cobertura, no acesso da população à rede de abastecimento de água potável e de sanamento básico, abaixo da média nacional, em taxas de 7 a 56 por cento.

Além da população diretamente servida, o BAD estima que a melhoria da eficácia e gestão da rede destes serviços públicos beneficiará ainda 2,3 milhões de habitantes que vivem nas sete capitais províncias.

Permitirá também aumentar o acesso ao abastecimento de água a mais de 338 mil pessoas, em áreas periurbanas, e de saneamento básico a 75 mil habitantes.

Apesar de reconhecer o investimento aplicado pelo Governo angolano na recuperação das infraestruturas básicas físicas, depois de trinta anos de conflito armado, o BAD admite que esse processo "não tem sido acompanhado com ênfase adequada nos domínios institucionais e de capacidade" das instituições, ao nível central e provincial, propósito do projeto financiado.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório