Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 24º

Atenção à entrega do IRS pela net. Erros e atrasos podem dar multa

Para evitar penalizações, o melhor mesmo é tratar da declaração de IRS o quanto antes. Desta forma evita também o risco de eventuais problemas técnicos no Portal das Finanças.

Atenção à entrega do IRS pela net. Erros e atrasos podem dar multa
Notícias ao Minuto

08:53 - 01/04/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Fisco

Começa hoje o prazo para a entrega de declaração de IRS de contribuintes que trabalham por conta de outrem e optaram por entregar a declaração pela internet. O prazo é até 30 de abril e aconselha-se cuidado para evitar atrasos e erros.

Se falhar o prazo de entrega até ao final do mês, a penalização mínima é de 18,75 euros. Porém, como destaca o jornal i, caso a declaração apresente erros arrisca-se a pagar uma coima que pode ir dos 25 euros até aos 112,5 euros.

Caso faça a declaração de substituição durante os primeiros 30 dias de atraso, conte também com 25 euros a mais para pagar. Já se o erro foi detetado depois dessa data e o erro em causa prejudica o Fisco, o risco de pagar mais cresce: pode ter de pagar valores entre 37,5 euros e 112,5 euros.

Caso a sua declaração não tenha alertado para erros e já a tenha submetido, não deixe de ‘espreitar’ a situação da declaração, dois ou três dias após a entrega. O facto de esta ter sido aceite num primeiro momento não implica que não haja correções detetadas mais tarde, já na validação central. De resto, já sabe, pode contar com reembolsos mais curtos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório