Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 24º

Comissário espera pelo PEC para avaliar estratégia do Governo

O comissário europeu dos Assuntos Económicos afirmou hoje que Bruxelas vai esperar pelo Programa de Estabilidade e Crescimento, apresentado em abril, para depois avaliar se a estratégia do Governo para cortar o défice abaixo dos 3% é credível.

Comissário espera pelo PEC para avaliar estratégia do Governo
Notícias ao Minuto

17:39 - 31/03/15 por Lusa

Economia Défice

No final da audição conjunta das comissões parlamentares dos Assuntos Europeus e de Orçamento, Finanças e Administração Pública, Pierre Moscovici disse aos jornalistas que a ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, com quem esteve reunido durante o dia, "garantiu que tinha uma vontade clara e capacidade" para retirar o país do Procedimento dos Défices Excessivos este ano, colocando o défice orçamental abaixo dos 3% do Produto Interno Bruto (PIB).

Pierre Moscovici contou que respondeu à governante portuguesa que falavam sobre a forma como Portugal pretende cumprir esta meta "depois [de conhecido] o Programa de Estabilidade e Crescimento, que vai ser entregue no final de abril", altura em que Bruxelas avaliará "se isto é feito de forma credível".

Durante a audição, o comissário europeu tinha dito que "Portugal fez progressos", mas alertou que "é preciso continuar o ímpeto reformista", já que "algumas medidas chave não progrediram o suficiente", como a reforma de pensões.

"As reformas estruturais são fundamentais (...) Portugal fez progressos, mas é preciso continuar o ímpeto reformista (...) Em concreto, no que respeita às finanças públicas, algumas medidas chave que estavam em preparação, como a reforma das pensões, não parecem ter progredido o suficiente", afirmou.

Quando questionado pelos jornalistas sobre se a reforma das pensões foi discutida no encontro com Maria Luís Albuquerque, o comissário francês disse que "não" e que a Comissão Europeia "não tem de dizer ao Governo português que reformas tem de apresentar".

O Governo estima que o défice orçamental fique nos 2,7% do PIB em 2015, duas décimas acima do que ficou acordado com os credores internacionais durante o programa de resgate, uma previsão em que Bruxelas não confia, uma vez que as últimas estimativas (apresentadas no final de fevereiro) apontam para um défice de 3,2% do PIB no final deste ano, o que manteria o país no Procedimento de Défices Excessivos.

A visita do ex-ministro das Finanças francês a Lisboa enquadra-se no âmbito do Semestre Europeu de 2015 e da definição das prioridades europeias em matéria de assuntos económicos e monetários, incluindo o Tratado Orçamental, bem como sobre as propostas da Comissão Europeia referentes ao Plano de Investimento para a Europa e ao Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos, o 'plano Juncker', que prevê investimentos de mais de 300 mil milhões de euros em toda a Europa.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório