Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

BdP obriga bancos a cumprir créditos apesar de euribor negativa

O Banco de Portugal (BdP) vai obrigar as instituições financeiras a cumprir as condições estabelecidas nos contratos de crédito indexadas à Euribor, mesmo quando o indexante seja negativo.

BdP obriga bancos a cumprir créditos apesar de euribor negativa
Notícias ao Minuto

16:56 - 31/03/15 por Lusa

Economia Regulador

O Banco de Portugal transmitiu, esta terça-feira, às instituições de crédito o seu entendimento sobre a aplicação aos contratos de crédito e de financiamento das taxas de juro Euribor, se este indexante assumir valores negativos.

Em dois tópicos, o regulador bancário estabelece o seguinte: "As instituições de crédito devem cumprir as condições estabelecidas para a determinação da taxa de juro nos contratos de crédito e de financiamento que celebraram com os seus clientes".

Em segundo, lê-se no comunicado enviado às redações, "nos contratos de crédito e de financiamento que venham a celebrar, as instituições de crédito, tal como as suas contrapartes, podem procurar acautelar contingências, nomeadamente os efeitos da evolução, para valores negativos, das taxas de juro Euribor".

A terminar, a instituição liderada por Carlos Costa refere que estas orientações "devem ser observadas por todas as entidades habilitadas a exercer a atividade de concessão de crédito em Portugal" e são também "aplicáveis a todos os contratos de crédito e de financiamento celebrados com consumidores e com outros clientes bancários, incluindo contratos de locação financeira e de factoring".

Leia aqui o comunicado do BdP.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório