Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Moody's prevê défice a rondar os 3%

A agência de notação financeira assegura que o défice para este ano irá situar-se perto dos 3%.

Moody's prevê défice a rondar os 3%
Notícias ao Minuto

16:04 - 31/03/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Notação

No seu relatório anual de crédito, a Moody’s faz algumas observações relativamente à situação portuguesa que considera ser ainda muito “vulnerável” a choques externos.

No documento a que o Diário Económico teve acesso, a agência de notação financeira começa por dizer que Portugal está no bom caminho para alcançar uma aceleração económica nos próximos anos.

Ainda assim, a dívida é ainda muito elevada o que coloca o país numa posição vulnerável face a fatores externos, como por exemplo uma eventual saída da Grécia da zona euro.

A banca, lê-se no mesmo relatório, continua a ser outro ‘calcanhar de Aquiles’ para Portugal, pois os níveis de crédito mal parado continuem elevados e os bancos nacionais apresentam uma fraca rentabilidade.

Relativamente ao défice, a Moody’s prevê que continue a cair e que acabe 2015 perto dos 3%. Por outro lado, o primeiro-ministro já havia garantido que o défice se iria situar nos 2,7%.

A agência de notação acredita que o crescimento real da economia acelere para 1,7 e 1,8% em 2015 e 2016, respetivamente. Esta aceleração deverá ser baseada no aumento da procura interna e nas exportações nacionais.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório