Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 24º

Dados do desemprego "vêm em contraciclo com as expetativas"

Miguel Sousa Tavares comentou esta segunda-feira os números do desemprego avançados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), referindo que é uma queda considerável para Portugal.

Dados do desemprego "vêm em contraciclo com as expetativas"
Notícias ao Minuto

21:18 - 30/03/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Sousa Tavares

“É uma notícia decepcionante. Depois de vários meses de desemprego em queda, o desemprego sobe. São 11 mil pessoas que perdem o trabalho num mês. É muito para Portugal”, começou por afirmar Miguel Sousa Tavares esta segunda-feira no seu espaço de opinião do Jornal da Noite da SIC.

O comentador acrescentou que este desenvolvimento é “mais grave ainda se pensarmos que os números do desemprego não são os reais”, referindo-se às pessoas que não estão inscritas no Centro de Emprego ou nas que emigraram.

Recorde-se que o Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou que a taxa de desemprego foi de 14,1% em fevereiro, mais 0,3 pontos percentuais do que em janeiro deste ano e menos 0,8 pontos percentuais face ao período homólogo.

“Embora haja uma descida em relação aos números homólogos do ano passado, o importante é que subiram em relação a janeiro”, admitiu, sublinhando que estas notícias “vêm em contraciclo com tudo o que eram as expetativas das pessoas”.

Em relação ao aumento da confiança no consumo, o mais alto dos últimos 13 anos, Miguel Sousa Tavares indica que esses números vem ao contrário dos números do desemprego porque os “consumidores estão convencidos de que a situação vai melhorar”.

“O governo devia baixar o IRS visto que são os consumidores a puxar pela economia”, finalizou o comentador.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório