Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Euro cai e dívida portuguesa aumenta 2.300 milhões

Desvalorização do euro aumentou em 2.300 milhões a dívida pública portuguesa.

Euro cai e dívida portuguesa aumenta 2.300 milhões
Notícias ao Minuto

18:14 - 30/03/15 por Notícias Ao Minuto

Economia UTAO

A queda do euro registada em 2014 teve com consequência o aumento da dívida portuguesa em 2.300 milhões de euros ou 1,3% do PIB, explica o Jornal de Negócios que cita a Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO).

Esta questão é sublinhada numa nota enviada esta segunda-feira pela UTAO aos deputados, na qual os técnicos fazem uma avaliação dos resultados orçamentais de 2014 divulgados na semana passada pelo Instituto Nacional de Estatística.

“De acordo com informação do IGCP, as flutuações cambiais terão contribuído para o aumento do stock da dívida direta do Estado em euros de cerca de 2.300 milhões de euros em 2014. Apenas no mês de dezembro de 2014 o aumento do stock da dívida por este efeito foi de 591 milhões de euros”, lê-se no documento a que o Negócios teve acesso.

Mas não é apenas o efeito cambial que contribuiu para o aumento da dívida. Os técnicos referem ainda o facto de o PIB ter sido inferior ao esperado em outubro.

"No que se refere ao objetivo apresentado no OE/2015 em percentagem do PIB (127,2%), apenas uma parte do desvio, isto é 1,2 pontos percentuais, decorre de se ter apurado uma dívida pública nominal mais elevada que a prevista. O desvio remanescente (1,8 pontos percentuais) deve-se ao facto de se ter verificado um nível de PIB nominal mais baixo que o subjacente à estimativa do OE/2015", referem.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório