Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Administração do BESI reúne-se para discutir contas de 2014

O Conselho de Administração do Banco Espírito Santo de Investimento (BESI) reúne-se hoje para discutir as contas de 2014, ano em que o banco atingiu um prejuízo de 138 milhões de euros e foi vendido aos chineses da Haitong.

Administração do BESI reúne-se para discutir contas de 2014
Notícias ao Minuto

13:44 - 30/03/15 por Lusa

Economia Prejuízos

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado dos Valores Mobiliários (CMVM), O BESI sublinha que apesar do desempenho operacional "muito positivo", o resultado líquido consolidado atingiu um prejuízo de 138 milhões de euros e frisa que este resultado foi determinado pelo "reconhecimento de imparidades e provisões, decorrentes dos ajustamentos efetuados na sequência do Asset Quality Review (AQR) do Banco Central Europeu, dos problemas financeiros do GBES/GES (Grupo Espírito Santo) e da elaboração do balanço de abertura do Novo Banco".

No documento, o banco dá conta de que os resultados operacionais consolidados do BESI aumentaram 18,5% em 2014, face ao período homólogo, para 89 milhões de euros.

O Produto Bancário cresceu 1,2% face a 2013, para 250 milhões de euros, e os custos operativos atingiram 161 milhões de euros, um valor inferior em 6,4% ao apurado em igual período do ano passado.

"Estes resultados foram conseguidos sobretudo no 1º semestre, num contexto de recuperação económica, tanto em Portugal como na Zona Euro, e de melhoria das condições de financiamento em Portugal, que culminou com a 'saída limpa' do programa de assistência financeira externa", lê-se no comunicado.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório