Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 24º

"Toda a gente tem direito a regressar ao mercado de trabalho"

O presidente do Instituto do Emprego e Formação Profissional considera que não há nenhuma empresa que contrate uma pessoa simplesmente porque existe um apoio público para tal.

"Toda a gente tem direito a regressar ao mercado de trabalho"
Notícias ao Minuto

15:02 - 30/03/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Jorge Gaspar

Em entrevista ao jornal Público, Jorge Gaspar, responsável pelo IEFP, considera que “toda a gente tem direito a regressar ao mercado de trabalho”. Alerta, no entanto, para um fator: nem todas as políticas de emprego têm o mesmo tipo de eficácia.

“O IEFP tem de dar resposta a todos, independentemente da sua circunstância”, diz Jorge Gaspar, precisando que “o nível de empregabilidade que se espera de cada uma das medidas não pode ser o mesmo”.

Na perspetiva do presidente do IEFP, é por isto que “a empregabilidade não pode ser um princípio cego, aplicado de forma igual”.

O tema é assunto porque medidas de apoio ao emprego como os dados a empresas para contratar jovens licenciados desempregados acabam por ter, na prática, números melhores ao nível da empregabilidade quando comparados com os cursos de educação e formação de adultos.

Jorge Gaspar vê como natural que “uma pessoa com 40 e muitos ou 50 anos” demore mais tempo para fazer “uma inflexão do seu percurso profissional”.

O dirigente do IEFP faz ainda um alerta: “existe em Portugal e um pouco por todo o mundo ocidental, um nítido desfasamento entre competências e qualificações de um lado e necessidades do mercado de trabalho do outro”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório