Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Taxas de 0% podem levar à fuga de capitais

O presidente da Associação Portuguesa de Usuários e Serviços Bancários Apusbanc) afirmou hoje que o facto de os bancos darem 0% nos depósitos a prazo aos clientes pode levar à fuga de capitais para mercados paralelos.

Taxas de 0% podem levar à fuga de capitais
Notícias ao Minuto

12:37 - 23/03/15 por Lusa

Economia Apusbanc

De acordo com uma notícia hoje publicada no Jornal de Notícias, os depósitos a prazo estão cada vez menos convidativos para os clientes, por os bancos pagarem cada vez menos para se financiarem junto do Banco Central Europeu (BCE).

Segundo a notícia, Banif, BPI e o Novo Banco são, para já, os três bancos com depósitos a zero por cento, salientando que, nos preçários de março, várias instituições bancárias voltaram a descer as remunerações que estão dispostas a pagar para que os clientes depositem o dinheiro nos seus cofres.

Em declarações à agência Lusa, Júlio Mourão explicou que o que está a acontecer terá como resultado "a fuga de capitais para os chamados paralelos, com as consequências inerentes, nomeadamente a prática da usura sem qualquer garantia".

O presidente da Apusbanc avisou que irá levar a questão à Assembleia da República, considerando que as coisas não podem continuar desta forma.

"Falamos na redução a zero nas taxas, e a pergunta que fazemos é porque é que temos o dinheiro nos bancos, independentemente de não termos qualquer rentabilidade, além de termos de pagar comissões, porque é que, para movimentarmos o nosso próprio dinheiro, temos de pagar ao banco. O que não está claro são as taxas que os bancos estão a cobrar", acusou.

Júlio Mourão não considerou ser normal o facto de uma pessoa fazer um depósito no banco, "não ter qualquer garantia" - embora exista um fundo de garantia nas instituições -, e ao fazer um levantamento no balcão ainda ter de pagar uma comissão.

"A minha rentabilidade desapareceu ao fazer um levantamento e não controlo o meu capital", frisou.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório