Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Fundação portuguesa na lista do Swissleaks

Uma fundação do Porto está na lista divulgada no âmbito do Swissleaks. Esta fundação tinha ligações a um ex-ministro e atual deputado.

Fundação portuguesa na lista do Swissleaks
Notícias ao Minuto

14:23 - 16/03/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Dados

A TVI tinha noticiado que existiam 137 clientes portugueses no banco suíço HSBC. Sabe-se agora que um deles é a Fundação Ilídio Pinho, sediada no Porto, e que tem ligações a um ex-ministro e atual deputado.

Ligado a esta fundação estaria o deputado social-democrata Couto dos Santos, segundo o que aparece no site, que o apresenta como membro do conselho de administração. A conta teria pouco mais de mil euros.

A Fundação Ilídio Pinho confirma ao Observador que “teve uma conta no HSBC na Suíça, que encerrou no ano de 2007, como consta no relatório de contas”.

Por sua vez, o ex-ministro Couto dos Santos disse, por sua vez, que já não faz parte da direção “há dois anos”, sendo apenas consultor para o projeto ‘Ciência na Escola’. Além disso, garante desconhecer qualquer informação relacionada com uma conta no HSBC.

A Fundação Ilídio Pinho foi criada em 2000 com o objetivo de apoiar a investigação científica e tecnológica. Ilídio Pinho foi também o último patrão de Pedro Passos Coelho, antes de este ser eleito primeiro-ministro em 2011. O presidente da fundação era à data presidente da Fomentinvest, a holding gerida por Ângelo Correia e que hoje é gerida por Couto dos Santos.

Sabe-se que, o banco HSBC terá ajudado vários clientes a fugir ao fisco e/ou a branquear capitais. Um caso que está agora sob investigação.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório