De acordo com os cálculos da Lusa com base nos dados do Instituto Nacional de Estatística de Portugal (INE) relativos a janeiro, o volume de trocas comerciais entre os dois países passou de 413,1 milhões de euros, em janeiro do ano passado, para 219,9 milhões, em janeiro deste ano, o que implicou uma forte subida do saldo da balança comercial favorável a Portugal, de 67,9 milhões para 134,4 milhões de euros, ou seja, quase o dobro.
Apesar de haver uma descida significativa das exportações de produtos portugueses para Angola, foram as importações de produtos angolanos para Portugal que fizeram a diferença, com as exportações a caírem 26,4% e as importações a baixarem 75% face a janeiro do ano passado, segundo o INE.
O saldo da balança comercial foi favorável a Portugal em 134 milhões de euros, aumentando o saldo positivo registado em dezembro, na ordem dos 106 milhões de euros.
A forte melhoria do saldo comercial entre Portugal e Angola foi conseguido essencialmente à custa da redução das importações, que passaram de 157 milhões em dezembro do ano passado para apenas 42 milhões de euros em janeiro, o que representa uma queda de 72,9%. Comparando janeiro de 2014 com janeiro deste ano, a queda é ainda mais significativa: 172 milhões para 42 milhões, o que equivale a uma redução das compras de Portugal a Angola na ordem dos 75,3%.
As relações comerciais com Angola são a principal razão para o saldo das trocas comerciais entre Portugal e os países africanos de língua portuguesa, que registou um saldo positivo de 176,7 milhões de euros.