Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
MIN 10º MÁX 17º

Aumentos de 500% no IMI são "desproporcionados"

O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais esclarece os aumentos do IMI, bem como a subida de 500% falada na comunicação social. Paulo Núncio frisa ainda que o PS não tem "credibilidade" para falar deste assunto.

Aumentos de 500% no IMI são "desproporcionados"
Notícias ao Minuto

19:58 - 09/03/15 por Notícias ao Minuto

Economia Paulo Núncio

O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, em entrevista à Rádio Renascença, afirmou que o assunto das subidas de 500% no IMI, é algo "manifestamente desproporcionado". Paulo Núnico frisa que "os números que têm sido apresentados na comunicação social não fazem sentido nenhum" e diz que, em média, o IMI pago pelos portugueses vai aumentar 10% este ano.

O governante refere ainda que há 350 mil famílias isentas do pagamento deste imposto e afirma que apenas 40 a 50% das casas reavaliadas tiveram aumento do IMI. Além das restruturações, há um milhão de famílias com baixos rendimentos que possuem uma cláusula de salvaguarda especial, em que o imposto não pode crescer mais de 75 euror por mês.

Quanto ao PS, que promete a reactivação da cláusula de salvaguarda geral caso venha a ser governo, o secretário de Estado comentou que o Partido Socialista "não tem qualquer tipo de credibilidade" já que a "avaliação geral dos imóveis foi decidida pelo anterior Governo e foi incluída no memorando do entendimento que foi acordado com a troika em 2011. O PS esqueceu-se de incluir qualquer cláusula de salvaguarda".

Em jeito de conclusão, o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais relembrou que "a introdução das cláusulas de salvaguarda visou precisamente proteger as famílias de menos rendimentos. Tivemos essa preocupação social e concretizaram um conjunto de apoios sociais às famílias".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório