Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Bolsa de Lisboa em alta com BPI e BCP a liderarem subidas

O principal índice da bolsa portuguesa, o PSI20, estava hoje ao início da manhã em alta, com as ações do BPI e do BCP a liderarem as subidas.

Bolsa de Lisboa em alta com BPI e BCP a liderarem subidas
Notícias ao Minuto

10:43 - 06/03/15 por Lusa

Economia PSI20

Cerca das 09:25 em Lisboa, o PSI20, que inclui 18 empresas, estava a subir 0,55% para 5.667,61 pontos, com 12 cotadas a negociarem em terreno positivo, três estáveis e três a a descerem.

As ações do BPI e do BCP eram as que mais se valorizavam, estando a subir 7% e 1,51%, respetivamente, estando a valer, por esta ordem, 1,56 euros e 0,0875 euros.

O Caixabank reafirmou hoje que mantém a intenção de concretizar uma OPA sobre o BPI ao preço de 1,329 euros por ação, valor que considera "adequado", e recusa avaliar uma "eventual fusão" daquele banco com o BCP.

A posição Caixabank surge no dia seguinte ao Conselho de Administração do Banco BPI ter considerado que o preço da oferta pública de aquisição (OPA) lançada pelo CaixaBank sobre aquela entidade "não reflete o valor atual" do banco e não partilha com os acionistas as sinergias anunciadas.

Segundo este órgão, presidido por Artur Santos Silva, "o preço que reflete o valor total atual do BPI é de 2,04 euros por ação", especificando que, dentro deste valor unitário por título, 1,12 euros correspondem à valorização da atividade doméstica e 0,92 euros são relativos à atividade internacional do banco.

Os 'papéis' da Impresa, Galp Energia estavam a registar acréscimos superiores a 1%, estando a cotar-se a 1,073 euros e 10,03 euros, respetivamente.

Entretanto, as principais bolsas europeias estavam mistas, depois do Banco Central Europeu (BCE) ter anunciado em Nicósia que vai iniciar o programa de compra massiva de dívida soberana e privada na segunda-feira.

Em Nova Iorque, Wall Street terminou em alta na quinta-feira, com o Dow Jones a subir 0,21% para 18.135,72 pontos, depois de ter subido a 02 de março até aos 18.288,63 pontos, o atual máximo de sempre desde que foi criado.

Ao nível cambial, o euro abriu hoje estabilizado no mercado de divisas de Frankfurt, a cotar-se a 1,1019 dólares, o mesmo valor do fecho de quinta-feira.

Além da reunião do BCE de quinta-feira em Nicósia, da qual resultou a manutenção das taxas de juro em níveis mínimos, o Eurostat divulga hoje o dado revisto do Produto Interno Bruto (PIB) no quarto trimestre de 2014 e o departamento de Trabalho dos Estados Unidos dará a conhecer a taxa de desemprego do mês de fevereiro, um dado chave para avaliar a consolidação da recuperação económica, depois de terminar janeiro em 5,7% da população ativa.

Segundo o 'livro bege' da Reserva Federal dos Estados Unidos (Fed), que contém informação recente sobre a atividade económica nos doze distritos do país entre janeiro e meados de fevereiro e que foi divulgado na quarta-feira, a economia norte-americana tem continuado a manter um sólido crescimento no início de 2015 e a registar melhorias no mercado laboral.

O barril de petróleo Brent para entrega em abril abriu em alta, a cotar-se a 60,74 dólares no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres, mais 0,42% do que no encerramento da sessão anterior.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório