Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

"Granadeiro validou transferência de 750 ME da ESI para Rioforte"

O ex-administrador financeiro da Portugal Telecom (PT) Luís Pacheco de Melo disse hoje que o antigo presidente da operadora validou a transferência de 750 milhões de euros de dívida da Espírito Santo International (ESI) para a Rioforte.

"Granadeiro validou transferência de 750 ME da ESI para Rioforte"
Notícias ao Minuto

16:45 - 05/03/15 por Lusa

Economia Pacheco de Melo

"O dr. Granadeiro, com o meu acordo, deu orientações para mudar para a Rioforte" a dívida que estava na ESI, ambas entidades do Grupo Espírito Santo (GES), vincou Pacheco de Melo na comissão parlamentar de inquérito à gestão do GES e do BES.

O responsável começou a ser ouvido pouco depois das 16:00, tendo abdicado de fazer uma declaração inicial, e é o terceiro elemento da PT a ser escutado pelos deputados, depois dos ex-presidentes Zeinal Bava (na quinta-feira) e Henrique Granadeiro (na quarta-feira).

Granadeiro disse no parlamento ser responsável apenas por um investimento de 200 milhões de euros da PT SGPS na Rioforte, num total de 897 milhões de euros.

Desse investimento de 897 milhões, sublinhou, 200 foram por si decididos enquanto presidente executivo da PT SGPS e os restantes 697 milhões de investimento em dívida da Rioforte, 'holding' do GES, terão sido conduzidos por "outros".

Entre 15 e 17 de abril de 2014, a PT SGPS e a PT Finance renovaram as aplicações na Rioforte no valor de 897 milhões de euros, valor que nunca chegou a ser reembolsado, o que teve consequências no processo de fusão da PT com a brasileira Oi.

A comissão de inquérito teve a primeira audição a 17 de novembro passado e tinha inicialmente um prazo total de 120 dias, até 19 de fevereiro, mas foi prolongado por mais 60 dias.

Os trabalhos dos parlamentares têm por objetivo "apurar as práticas da anterior gestão do BES, o papel dos auditores externos e as relações entre o BES e o conjunto de entidades integrantes do universo do GES, designadamente os métodos e veículos utilizados pelo BES para financiar essas entidades".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório