Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

"BCE não consegue, neste momento, comprar dívida grega"

O presidente do BCE revelou-se mais otimista quanto ao crescimento económico, durante a conferência de imprensa que decorre em Nicósia, Chipre. Em destaque esteve também a negociação com a Grécia.

"BCE não consegue, neste momento, comprar dívida grega"
Notícias ao Minuto

17:05 - 05/03/15 por Notícias ao Minuto

Economia Mario Draghi

Mario Draghi parece estar mais otimista depois de ter dito esta quinta-feira, em Nicósia (Chipre), que os “riscos negativos para a economia diminuíram” e que para tal contribuiram as "decisões de política monetária e queda dos preços do petróleo".

O crescimento económico no quarto trimestre foi mais forte do que o esperado e o presidente do BCE mostrou-se assim confiante de que a economia europeia continuará a fortalecer-se.

Durante a conferência de imprensa, Draghi falou também sobre as negociações entre a Grécia e o BCE, afirmando que “o BCE é uma instituição baseada em regras, não é uma instituição política”.

"Até hoje, o BCE emprestou à Grécia 100 mil milhões, mas neste momento não pode comprar a dívida grega”, explicou, referindo que o “BCE é o primeiro a desejar reiniciar o financiamento à economia grega, mas são necessárias condições”.

Aindas esta quinta-feira nota para o anúncio de que o programa de expansão monetária do BCE, através da compra de dívida pública, vai arrancar dia 9 de março. Segundo Draghi, este programa já está a ter “efeitos importantes” na economia e nos mercados financeiros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório