Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Se consolidação se mantiver, desequilíbrios "vão diminuir"

O comissário europeu para o Euro, Valdis Dombrovskis, elogiou hoje o esforço de Portugal, destacando que "há de facto desequilíbrios macroeconómicos", mas que, se a consolidação orçamental se mantiver, esses desequilíbrios "vão diminuir".

Se consolidação se mantiver, desequilíbrios "vão diminuir"
Notícias ao Minuto

15:31 - 05/03/15 por Lusa

Economia Valdis Dombrovskis

"Os esforços que o Governo português e que os portugueses fizeram para superar a crise financeira e económica tiveram resultados notáveis. Portugal é um dos países em que vemos que as reformas funcionaram e ajudaram [o país] a voltar a ter crescimento económico", afirmou Dombrovkis hoje em Bruxelas em entrevista à Lusa e a outros quatro meios de comunicação europeus.

O comissário europeu, que é também um dos vice-presidentes da Comissão Europeia, recordou que Portugal concluiu o seu "longo programa" de resgate em junho, "o que quer dizer que já não é um país sob programa".

Por isso, pela primeira vez, Bruxelas fez um relatório aprofundado sobre a economia portuguesa no âmbito do semestre europeu, que foi publicado na semana passada juntamente com os relatórios dos restantes Estados-membros.

"Há, de facto, desequilíbrios macroeconómicos em Portugal, mas isso não é, de maneira nenhuma, uma crítica ao Governo. É claro que Portugal está a sair de uma crise muito profunda e é claro que as consequências dessa crise ainda estão a ser sentidas", disse Dombrovskis, reiterando que "o que é preciso é assegurar que a recuperação económica continua e conter essas consequências".

O responsável analisou também as finanças públicas, recordando que Portugal passou de um défice de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2010 para um défice que a Comissão estima que será de 3,3% este ano, caindo abaixo dos 3% em 2016 (saindo nessa altura do Procedimento dos Défices Excessivos).

Na semana passada, Bruxelas colocou Portugal sob "monitorização específica" por desequilíbrios económicos excessivos e criticou a estratégia de consolidação orçamental seguida, considerando que assenta em fatores cíclicos e que "não facilita" o cumprimento dos objetivos de médio prazo.

No entanto, agora Dombrovskis reconheceu que "há um nível de dívida muito alto" e que "essa foi uma das razões pelas quais a Comissão considerou que Portugal tem de resolver os desequilíbrios macroeconómicos", mas apresentou uma visão mais otimista.

"Se a trajetória [de consolidação orçamental] atual continuar, é bastante claro que os desequilíbrios macroeconómicos vão diminuir", disse o comissário europeu para o Euro.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório